Em dezembro que a magia da celebração acontece. É que, segundo as tradições religiosas, o mês marca, oficialmente, o início do período do advento. Em outras palavras, é esse o espaço de tempo que representa toda a espera e preparação até a véspera de Natal.
Lançar mão de um calendário do advento e dar o start na contagem regressiva em grande estilo também faz parte da decoração natalina clássica, que vai muito além dos itens básicos que já conhecemos, árvores, guirlandas, presépios…
Mas, afinal, o que é esse tal calendário? A proposta é fruto de um antigo costume dos luteranos alemães, que tinham o hábito de fazer traços com giz atrás de suas portas para contar os dias até a chegada do 24 de dezembro. Ao longo dos anos, entretanto, a prática se popularizou e foi atualizada, ganhando novas versões por todo o mundo.
A intenção é que o calendário do advento seja um objeto de décor totalmente interativo.
Numerado de um a 24, sendo que cada número corresponde a um dia do último mês do ano, ele permite que os espaços equivalentes às datas sejam preenchidos com uma surpresa dentro. Para quem tem filhos pequenos, inclusive, a “folhinha” pode até ganhar ares de brincadeira, já que a cada dia as crianças terão de encontrar e, por que não, adivinhar qual será a nova lembrança.
As opções vão de docinhos típicos da estação até mensagens para alegrar sua rotina, lembretes sobre o real significado da data, desejos para o ano seguinte e lembrancinhas divertidas são igualmente interessantes. Tudo depende do sentido simbólico que você pretende dar ao seu calendário.
Quer fazer um calendário do advento em casa? Seu desejo é uma ordem. O que não falta são ideias e materiais para colocar a mão na massa de uma vez por todas. Assim, caixinhas de fósforo, tecidos, velas e envelopes podem servir como matéria-prima inspiradora.
Reunimos 38 modelos de calendário do advento, artesanais e dos mais criativos, para você reproduzir e rechear, como quiser.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30.
31.
32.
33.
34.
35.
36.
37.
38.
Fonte: M de Mulher
Jornalismo Portal Panorama