Prazo para justificar voto no segundo turno encerra em 9 de janeiro
Os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das Eleições de 2022, no dia 2 de outubro, têm até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) destaca que o cidadão que não realizar o procedimento poderá pagar multa de até R$ 35,13.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro do prazo, a justificativa para a ausência pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do Sistema Justifica ou com o envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) à zona eleitoral. “Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido”, detalha o órgão.
Vale destacar que para justificar a ausência, os eleitores devem apresentar a documentação que comprove que ele não poderia comparecer às urnas no dia 2 de outubro. De acordo com o TRE-GO, o exame da justificativa fica a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.
Além disso, o órgão lembra que o eleitor que não justificar a ausência nas Eleições 2022 pagará uma multa, que pode chegar a R$ 35,13 para cada turno, informa o TRE-GO. “O valor ainda poderá ser multiplicado por dez em razão da situação econômica do eleitor”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem estava fora do país no segundo turno das Eleições, também tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência ou até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.
“Quem não estiver regular com a Justiça Eleitoral não conseguirá, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências”, finaliza.
Fonte: O Popular
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content:


