10 cidades goianas estão com 100% de ocupação das UTIs estaduais

Saúde e Bem Estar Top Geral

O estado de Goiás tem dez cidades com ocupação total dos leitos de UTI estaduais para tratamento de pacientes com Covid-19. Os municípios são: Anápolis, Jaraguá, Jataí, Formosa, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Senador Canedo, Trindade e São Luís de Montes Belos.

tonolucro

Segundo o mapa Distribuição de leitos nos hospitais sob gestão do Estado de Goiás, na manhã desta segunda-feira (1º), Há apenas 12 leitos de UTI da rede pública estadual disponíveis para aqueles que apresentam complicações ocasionadas pelo novo coronavírus.

Goiânia conta com cinco vagas, sendo quatro no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste (Hugol) e uma no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). Itumbiara tem três leitos de UTI disponíveis; Catalão, tem dois; Rio Verde, como Nerópolis, possui um leito.

Os indicadores de Monitoramento de Alerta em Goiás também informam que todas as regiões do Estado, com exceção da Noroeste II, se encontraram em estado de calamidade. O mapa (veja abaixo) de calor da pandemia apresentado pelo Governo Estadual leva em consideração números de casos confirmados por semana, pedidos de leitos, velocidade de transmissão da doença, notificações de síndrome respiratória aguda grave e taxa de ocupação dos leitos.

Mapa de calor da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra estado de calamidade em todas as regiões, com exceção da Noroeste II (Imagem: SES)

A região Noroeste II, que é a única que não apresenta estado de calamidade até o momento e foi classificada como “crítica”, inclui os municípios de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia e Sítio D’Abadia.

Por Maria Carolina Abe
Foto Capa: Istock
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.