Sem categoria

1 º Ciclo de palestras sobre animais silvestres

O projeto surgiu a partir do curso de Zootecnia da UFJ, confira a programação

Acontecerá, nos dias 17 à 19 de maio, o primeiro ciclo de palestras sobre animais silvestres, organizado pela Universidade Federal de Jataí.

O projeto surgiu a partir da aula da disciplina de produção de animais silvestres, do curso de Zootecnia e tem como essência a abordagem aprofundada de assuntos que nem sempre são discutidos em sala ou, se são, de uma forma rasa.

O ciclo é de idealização do curso de Zootecnia, mas estará aberto para alunos de biologia e medicina veterinária, haja vista, que são áreas que se assemelham e têm interesses em comum.

O número de criatórios legalizados para a comercialização de animais silvestres e a ideia de criá-los como pets de estimação têm tido uma crescente exponencial, por isso, as palestras almejam ensinar o manejo e a forma correta de cuidá-los.

Além disso, é preciso que haja um molde e uma adaptação do zootecnista para esse novo mercado. Para isso, serão ministrados :

  • Mesa redonda com alunos de zootecnia, biologia e medicina veterinária que já fizeram estágio na área de animais silvestres;
  • Dois biólogos da secretaria do meio ambiente que trabalham na educação ambiental;
  • Palestra sobre psitacídeos e serpentes;
  • Legislação, liberação e requisitos para se abrir um criatório;
  • Palestra interativa sobre a criação de pets alternativos.

“ […]  O evento traz uma conscientização à respeito da criação dos animais. É importante enfatizar a relevância da legalidade de se ter um animal silvestre de estimação, para promover o conforto e bem estar para o animal que vai vir para nossa casa. […] Todo o conhecimento é válido e pros alunos esse contato com pessoas que têm uma experiência maior nessa área, traz uma coisa que a gente não tem convencionalmente aqui, pois é uma área muito mais voltada para animais de produção para consumo de carne.  Sair desse foco e pensar em outras possibilidades.” Elencou Erin Caperuto, zootecnista, mestre e doutora em ciência animal e professora da UFJ.

Segue o cronograma,esquematizado, abaixo :

Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
portalpanorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...