
Acontecerá, nos dias 17 à 19 de maio, o primeiro ciclo de palestras sobre animais silvestres, organizado pela Universidade Federal de Jataí.
O projeto surgiu a partir da aula da disciplina de produção de animais silvestres, do curso de Zootecnia e tem como essência a abordagem aprofundada de assuntos que nem sempre são discutidos em sala ou, se são, de uma forma rasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ciclo é de idealização do curso de Zootecnia, mas estará aberto para alunos de biologia e medicina veterinária, haja vista, que são áreas que se assemelham e têm interesses em comum.
O número de criatórios legalizados para a comercialização de animais silvestres e a ideia de criá-los como pets de estimação têm tido uma crescente exponencial, por isso, as palestras almejam ensinar o manejo e a forma correta de cuidá-los.
Além disso, é preciso que haja um molde e uma adaptação do zootecnista para esse novo mercado. Para isso, serão ministrados :
- Mesa redonda com alunos de zootecnia, biologia e medicina veterinária que já fizeram estágio na área de animais silvestres;
- Dois biólogos da secretaria do meio ambiente que trabalham na educação ambiental;
- Palestra sobre psitacídeos e serpentes;
- Legislação, liberação e requisitos para se abrir um criatório;
- Palestra interativa sobre a criação de pets alternativos.
“ […] O evento traz uma conscientização à respeito da criação dos animais. É importante enfatizar a relevância da legalidade de se ter um animal silvestre de estimação, para promover o conforto e bem estar para o animal que vai vir para nossa casa. […] Todo o conhecimento é válido e pros alunos esse contato com pessoas que têm uma experiência maior nessa área, traz uma coisa que a gente não tem convencionalmente aqui, pois é uma área muito mais voltada para animais de produção para consumo de carne. Sair desse foco e pensar em outras possibilidades.” Elencou Erin Caperuto, zootecnista, mestre e doutora em ciência animal e professora da UFJ.
Segue o cronograma,esquematizado, abaixo :
Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
portalpanorama.not.br