Zap Delas: Novo canal no WhatsApp acolhe e recebe denúncias de violência política de gênero

Zap Delas: Novo canal no WhatsApp acolhe e recebe denúncias de violência política de gênero

Já está disponível para todas as brasileiras o Zap Delas, um canal exclusivo no WhatsApp destinado a receber denúncias e oferecer acolhimento a mulheres vítimas de violência política de gênero. O número (61) 98309-0025 é a via de comunicação direta com a equipe da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, responsável pela iniciativa.

A ferramenta representa um passo concreto na implementação da Lei 14.192, de 2021, que define regras para prevenir, reprimir e combater a violência política contra mulheres. O objetivo é criar um canal acessível e seguro, aproveitando a popularidade do aplicativo de mensagens, para que candidatas, eleitas, militantes e qualquer cidadã que sofra ataques, assédio ou intimidação por sua atuação política possa buscar ajuda.

A violência política de gênero, que inclui desde ameaças e difamação online até assédio e obstrução do trabalho legislativo, é reconhecida como uma das barreiras para a plena participação feminina na democracia. O Zap Delas surge como um mecanismo de enfrentamento a esse problema, assegurando um ponto de escuta qualificado e orientação sobre os caminhos legais a seguir.

O serviço opera de forma sigilosa. Ao enviar uma mensagem, a vítima será atendida por uma equipe preparada para ouvir, acolher e direcionar o caso dentro das competências do Senado e em articulação com outros órgãos, quando necessário. A mensagem é clara: Denuncie!

A implantação do canal reforça o compromisso institucional com a efetividade da lei e com a criação de ambientes políticos mais seguros e equitativos para as mulheres.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.