Capa Pn7

Foto: Divulgação

Entenda sobre a doença e como prevenir e tratar seu pet...

A Traqueobronquite Infecciosa Canina, também conhecida como tosse dos canis, é uma doença de caráter agudo, que acomete as vias aéreas dos cães e é altamente contagiosa.

Dentre os agentes causadores da doença estão bactérias Bordetella bronchiseptica ou vírus parainfluenza canina, adenovirus canino tipo 2, a cinomose e os micoplasmas também podem estar envolvidos.

Outras bactérias, podem causar infecção secundária após instalação dos patógenos virais como as pseudomonas sp., Escherichia coli, e Klebsiella pneumoniae,

Os sinais clínicos comuns são a tosse, que é geralmente acompanhada por movimentos de mímica de vômito, o que muitas vezes é confundido com engasgos pelo proprietário. Os animais, em geral, seguem ativos, com temperatura normal e alertas.

Os sinais podem se agravar caso ocorra infecção secundária, podendo ser observados sintomas como tosse produtiva, pneumonia/ broncopneumonia, secreção nasal e/ou ocular, espirro, vômitos, e menos frequentemente, anorexia, depressão, linfadenopatia dos linfonodos mandibulares, dispneia e febre.

Essa enfermidade é mais frequente nessa época do ano, quando as temperaturas são mais frias na nossa região, embora possa ocorrer em qualquer época do ano. Outro fator predisponente à ocorrência da enfermidade é a fumaça inalada pelos animais que possuem tutores fumantes.

O período de incubação da doença é de cerca de 4 a 10 dias, sendo que após a infecção os cães eliminam o agente por até 3 meses, e alguns podem se manter como portadores assintomáticos, perpetuando, assim, o micro-organismo no meio-ambiente.

De maneira ideal, todos os animais devem ser vacinados e viver em instalações com condições adequadas de limpeza e ventilação. Cães infectados devem ser isolados para minimizar o acometimento de animais suscetíveis.

A imunização com vacinas visa minimizar a manifestação clínica da doença, não impedindo o surgimento de sintomas respiratórios, mas atenuando a sua gravidade e coibindo a transmissão do agente infeccioso para outros contactantes.

Procure um médico veterinário de sua confiança para prevenção ou diagnóstico da doença.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão por Estael Lima
Foto Capa: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.