Foto: Freepik

Depois dos 60 anos: 19 regras básicas? Aprenda as 19 regras básicas para aproveitar ao máximo a vida, dicas valiosas para manter a saúde e mais!

À medida que vamos envelhecendo, acaba sendo necessário obtermos alguns entendimentos mais profundos a respeito de algumas questões.

Muitos acabam falando sobre “depois dos 60 anos 19 regras básicas”. E, de fato, ela existe. Por mais que essa fase da vida seja o auge da experiência, não somos os donos da razão.

Isso quer dizer que sempre existe alguma coisa que precisamos entender, até mesmo para que possamos nos aprimorar ainda mais como seres humanos.

Mas, depois dos 60 anos 19 regras básicas, quais são? Entender melhor sobre isso pode lhe ajudar a viver melhor e com maior qualidade de vida.

Portanto, no artigo de hoje, resolvemos falar um pouco mais a respeito de depois dos 60 anos 19 regras básicas. Confira!

Depois dos 60 anos 19 regras básicas

Para a grande maioria das pessoas, a terceira idade é uma fase maravilhosa da nossa vida, até mesmo porque é quando se pode ter tempo para realizar uma série de vontades.

No entanto, para se ter uma qualidade de vida ainda maior nesse período, é interessante entender melhor sobre “depois dos 60 anos 19 regras básicas”.
Isso acontece porque, quando se tem esse entendimento básico, a vida pode se tornar um pouco mais leve.

Muitos idosos sofrem na terceira idade devido às perdas que podem sofrer com o passar dos anos, algo que contribui para aumentar a solidão.

Nesse contexto, diversos são os idosos que se perguntam sobre como enfrentar a solidão e ter uma vida mais positiva e feliz.

É claro que não existe nenhuma receita mágica nem nada semelhante. Entretanto, existem sim algumas dicas que podem facilitar todo esse processo.

Então, para tentar fazer com que esse período possa ser mais leve e descomplicado de se viver, elaboramos uma dica de “depois dos 60 anos 19 regras básicas”. Acompanhe a seguir.

1. Comece a usufruir do dinheiro que economizou durante toda a sua vida

É claro que a velhice não é sinônimo de que você pode gastar todas as suas economias de maneira desregulada nem nada do tipo.

No entanto, devemos concordar que também não é momento para fazer aplicações pensando a tão longo prazo assim.

Permite-se gozar de todo o esforço que teve para conquistar o seu dinheiro. Comece a se dar o luxo de fazer as coisas que sempre quis.

Que tal conhecer algumas das funções do Ultraformer MPT, por exemplo, para obter resultados estéticos do qual tanto anseia?

2. Não se preocupe tanto com a situação financeira de filhos e netos

É claro que, se você tiver como, pode sim ajudar os seus filhos e netos. Porém, não se sinta culpado em usar o seu dinheiro para gastos próprios.

Comece a pensar um pouco mais em si mesmo. Depois de tantos anos se esforçando para lhes oferecer tudo o que era possível, acha que não está na hora de relaxar um pouco?

3. Não é sua obrigação sustentar a sua família

Isso pode soar um pouco egoísta, mas na verdade é uma forma de entender o quão importante é começar a se preocupar consigo mesmo.

A velhice é uma fase da vida que requer alguns cuidados mais específicos, como compra de remédios, ida a hospitais, consultas, alimentação regrada etc.

Então, preocupe-se primeiro em ter todas as suas necessidades supridas para que possa começar a pensar nisso.

4. Não tenha receio de comprar sempre o melhor para você

Muitas pessoas idosas provém de famílias mais humildes e, por isso, acabam tendo certo receio de pagar mais caro por algumas coisas, com medo do amanhã.

No entanto, tenha em mente que talvez o amanhã pode não chegar. Por isso, não tenha receio de comprar o melhor que estiver dentro de suas condições.

5. Sempre mantenha o amor vivo

O amor é um dos sentimentos mais poderosos que existem, capaz de fazer com que se sinta renovado e jovial. Preserve isso. Amor ao seu cônjuge. Amor à vida. Ame o próximo.

6. Atente-se à higiene

Não é porque você está na velhice que não precisa se cuidar, e isso vai muito além do que apenas tomar banho todos os dias.

Seja vaidoso. Frequente a manicure, barbeiro, dentista, vá ao dermatologista, use perfumes, cremes etc. Sinta-se bem consigo mesmo.

7. Que tal manter um pouco de tradicionalismo?

Não é porque estamos em uma outra época que você deve deixar o seu modo de viver para trás. Na verdade, é isso que lhe faz único.

Então, caso se sinta bem e confortável, mantenha um padrão de vida mais tradicional.

8. Atualize-se sempre

Ser tradicional não quer dizer ser desatualizado. Você precisa saber o que acontece no mundo, com a saúde, tecnologia, economia etc.

Você sabe o que é cirurgia de joanetes percutânea, por exemplo? Ou, sabe o quanto a medicina evoluiu com os procedimentos minimamente invasivos?

Tudo isso faz parte de viver em sociedade e que, de certa forma, também acaba respaldando em sua vida.

9. Respeite a opinião dos mais jovens

Respeito é para todos, inclusive para os mais jovens. Entenda que muitos deles podem estar muito mais bem preparados do que pensamos.

10. Evite a expressão “no meu tempo”

O seu tempo é hoje, o agora! Afinal, você faz parte dessa sociedade. Óbvio que pode e deve recordar o passado, mas tenha em mente que também faz parte dessa geração.

11. Cada um no seu canto

Pode ser tentador viver com filhos e netos, mas se isso não for para a sua segurança, evite.

Cada pessoa tem uma rotina diferente e, portanto, é mais adequado respeitar essas intimidades.

12. Conviva com pessoas da sua idade

Pessoas idosas têm muitas coisas para agregar e lhe ensinar também. Se você está com a ponta dos dedos dormentes, com certeza algum deles terá uma receita milagrosa!

Brincadeiras à parte, com certeza eles poderão lhe ajudar a entender uma série de assuntos.

13. Mantenha o seu passatempo vivo

Sempre procure fazer aquilo que gosta, pois com certeza trará benefícios à sua saúde mental.

Se você tem prazer em caminhar, ler, dançar, cuidar de plantas, pintar etc., faça com que esse passatempo esteja presente em toda sua vida.

14. Permita-se

Não é porque você está velho que não pode aproveitar a vida. Visite museus, vá ao campo, acampe, faça conferências… permita-se!

15. Escute mais

O fato de termos bastante experiência pode fazer com que acreditemos que saibamos tudo, mas não é bem assim. O mundo mudou muito. As coisas são passageiras.

Escute mais, pois com certeza você irá aprender muito mais coisas.

16. Evite resmungar dos problemas

É muito comum que a pessoa idosa sinta dor nas costas, joelho, mãos etc. Mas, sinceramente, qual é a necessidade de falar isso para todas as pessoas que convive?

Relate tudo ao seu médico, pois é ele quem deve tratar de todos esses problemas.

17. Tenha o hábito de rir

Só o fato de estar vivo é motivo de sorrir. Como diz o ditado: “quem ri, seus males espantam”. Esse hábito deixa a vida muito mais leve e gostosa de se viver.

18. Não se preocupe do que digam, menos ainda do que pensem de você

Você já construiu a sua história. Não há com o que se preocupar ou pesar as falas que outros dizem de você. Faça as coisas que tem vontade, sem medo de represália.

19. Alimente-se bem

Alimentar-se bem é fundamental para aumentar a sua longevidade. Portanto, procure um nutricionista e tenha uma dieta regrada.

Tenha em mente que a alimentação impacta na saúde das unhas e cabelos, além de respaldar a sua saúde mental.

Jornalismo Portal Panorama
Foto: Freepik
panorama.not.br

2 thoughts on “Depois dos 60 anos: 19 regras básicas

  1. Boa noite, acabei de ler e até imprimi as Regras Básicas para depois dos 60 anos. Achei simplesmente fantástico. Tenho 74 anos e de natureza alegre e vibrante mas nos últimos dias estava me sentindo taciturna, desmotivada . Como não gosto de me sentir assim, vitimizada, entrei no google para pesquisar sobre coisas que uma aposentada pode fazer. Achei uma porSão (meu teclado está com a letra C cedilha inativa), fiz várias anotaSões de sugestões muito boas que foram me dando um UP no meu estado mental, mas a cereja do bolo foi quando encontrei o artigo das Regras. Muito obrigada! Bora viver com alegria e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?