O whey protein é um suplemento alimentar feito com proteínas extraídas do soro do leite, o que o torna rico em aminoácidos essenciais. Por contam do alto valor nutritivo, algumas pessoas usam o suplemento no lugar de refeições.
O nutricionista esportivo Isaac Nunes, defende que o whey pode ser usado para substituir qualquer uma das três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Ele recomenda, no entanto, que o suplemento não seja ingerido sozinho, sem estar acompanhado de outros alimentos. O ideal é misturá-lo com opções como frutas, aveia, leite ou pasta de amendoim.
Outra dica importante é que o suplemento não seja usado mais do que duas vezes ao dia. “O whey pode, no máximo, substituir duas refeições por dia. Sempre que usá-lo é importante considerar o que a refeição que está sendo substituída teria em termos de carboidratos, proteínas e gorduras. Isso ajuda a equilibrar os nutrientes necessários para acompanhar o suplemento alimentar”, explica Nunes.
O nutricionista acrescenta que os acompanhamentos para o shake de whey vão depender dos objetivos da pessoa. Quem almeja o emagrecimento pode, por exemplo, combiná-lo com leite e adicionar frutas ou aveia. Já quem busca o ganho de peso não precisa se preocupar com calorias, daí vale acrescentar leite, frutas, aveia, chia e pasta de amendoim.
“Uma fruta equivale a 20 gramas de aveia, quem quer emagrecer deve escolher entre um ou outro”, sugere Isaac.
Mingau de whey
Para quem está em busca da hipertrofia, uma outra forma de consumir o suplemento é usá-lo como ingrediente central de um mingau proteico.
O nutricionista esportivo Diogo Cirico, ensina a receita do mingau: “Coloque três colheres de sopa de aveia em flocos em um recipiente, adicione água de maneira que não cubra a aveia por completo, misture e leve para o microondas por dois minutos”.
Quando a mistura atingir a consistência de mingau, coloque no liquidificador e adicione três colheres de sopa de whey protein. Em seguida, acrescente um pouco mais de água, sem deixar que a mistura perca a consistência de mingau.
Por João Vítor Reis
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Panorama