Você sabe reconhecer um pen drive falso?
Cada vez mais, o armazenamento na nuvem torna-se uma opção viável para guardar arquivos. Porém, muitos ainda preferem ou gostam dos tradicionais pen drives. Isso porque são dispositivos de armazenamento portáteis e relativamente seguros em relação a transferências de arquivos, não necessitando de conexão com internet para tal.
Por conta disso, é possível encontrar muitos modelos no mercado nacional, com grande variedade de marcas, tamanhos e capacidade. Entretanto, muitas pessoas desconhecem alguns quesitos que devem ser analisados no momento da compra, como por exemplo, a verificação se o pen drive é verdadeiro. Os principais problemas com isso é que o dispositivo pode corromper dados, chegando a queimar e parar de funcionar.
Algumas dicas são essenciais, levando em consideração esta grande variedade no mercado. Confira:
– Embalagem
É necessário observar se há erros de impressão ou de registro e presença de cores distorcidas. Analise também se toda a embalagem está lacrada, sem nenhuma parte presa por fitas adesivas ou cola, já que pode acontecer do pen drive ser alterado, mas mantido em uma embalagem original.
A capacidade de armazenamento deve ser observada. Existem modelos com 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 ou 256 GB. Ou seja, o valor é sempre multiplicado por dois, não existindo no mercado pen drives com números ímpares de armazenamento.
– Registro
No plugue USB do dispositivo há um número de registro e normalmente está fixado também a sua capacidade, informados pela fabricante. Este é um detalhe importante porque muitos pen drives falsos não apresentam este número.
– Tamanho real
Para descobrir a capacidade real do pen drive, basta conectá-lo ao computador. Acesse “Computador” e clique com o botão direito do mouse no ícone do dispositivo. Logo após selecione “Propriedades”. O armazenamento está disposto em “Capacidade”.
– Preço abaixo do normal
Preste sempre atenção ao realizar compras online. O ideal é adquirir produtos de sites idôneos e desconfie de preços muito abaixo do normal. Você pode estar comprando algo bem diferente do que imagina.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Share this content:

