Foto: Estael Lima

Crianças e adultos podem se beneficiar em muito com atividades artísticas...

Em tempos de ansiedade, depressão e outras alterações da saúde mental, cada dia mais é necessária a busca de alternativas para uma vida mais saudável e livre dos males da pós-modernidade. Nesse contexto, as atividades artísticas aparecem como caminho para a constituição de indivíduos mais sociáveis e empáticos.

As práticas culturais desenvolvem habilidades como o autoconhecimento, a criatividade, sensibilidade, autonomia, senso crítico, propiciando a construção de relacionamento interpessoais mais saudáveis. Além de ser saudável para o indivíduo, essas habilidades têm despontado como fatores diferenciais no mercado de trabalho, que busca cada dia mais pessoas capazes de se relacionar bem.

Para a arte-educadora e artista plástica Suely Lima, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), arte é uma produção humana, uma produção da cultura, desde os primórdios o homem domina a natureza e cria os principais instrumentos para sua sobrevivência – molda o barro, molda a pedra, a madeira e constitui a partir daí sua humanidade. Assim, para Suely, “a arte tem a capacidade de nos constituir enquanto sujeitos humanos. Ela é vida, é cultura, ela é capaz de nos tirar dessa trama de obrigações que a vida moderna nos impõe, isso tira nossa humanidade. A arte nos coloca diante da vida enquanto sujeito da consciência. Essa capacidade de nos colocar diante da vida de uma forma consciente, a partir da reflexão daquilo que vemos e que sentimos diante de uma imagem da arte, se torna para nós primordial para uma vida saudável tranquila e efetivamente humana.”

Como já dizia a poesia da banda Titãs, “A gente não quer só comida/ A gente quer comida/Diversão e arte”. A inserção de atividades artísticas na vivência do indivíduo alarga seu universo de possibilidades de conhecimento e de interpretação do mundo que o cerca.

Artes plásticas, literatura, música, teatro, fotografia… as alternativas são muitas. Se você acha que não tem habilidades (devia ao menos experimentar), aprecie a produção de outras pessoas, assim já terá muito o que ganhar em aprendizado e bem-estar.

Em Jataí temos várias alternativas para aqueles que querem desenvolver alguma habilidade artística ou apenas curtir a produção cultural. Confira algumas possibilidades gratuitas:

Estael Lima
Foto capa: Estael Lima
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE