Você sabe as diferenças entre os tipos de gorduras dos alimentos?

Você sabe as diferenças entre os tipos de gorduras dos alimentos?

Saber fazer escolhas saudáveis na alimentação e praticar exercícios físicos com regularidade é a cartilha para ter uma boa saúde. Isso não significa excluir totalmente alguns alimentos e sim, moderar na ingestão de todos os nutrientes, inclusive as gorduras, necessárias ao organismo, porém na quantidade e qualidade adequada. Manter o equilíbrio e conhecer os alimentos e nutrientes da dieta é fundamental para fazer as escolhas corretas.

As gorduras, por exemplo, são fonte de energia e essenciais para a absorção de algumas vitaminas e síntese de alguns hormônios. Entretanto, nem toda gordura é necessária ao organismo e por isso, deve-se saber determinar a quantidade e o tipo de gordura nos alimentos, sendo elas as saturadas, insaturadas (monoinsaturadas e poli-insaturadas) e trans.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba as suas diferenças para que assim seja possível escolher os alimentos mais saudáveis:

Gordura Saturada

 É derivada dos produtos de origem animal e, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. É encontrada principalmente em carnes vermelhas e também brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, azeite de dendê e bacon, por exemplo.

Apesar de não haver um consenso geral entre os médicos sobre os verdadeiros efeitos dessas gorduras na dieta, o fato é que seu consumo é prejudicial ao organismo, aumentando os níveis do colesterol ruim (LDL), aumentando o depósito de gordura nas artérias e elevando os riscos de doenças cardiovasculares.

Gordura Insaturada (mono e poli)

São gorduras benéficas e que têm origem principalmente em produtos vegetais e em alguns peixes. Em temperatura ambiente, seu estado é líquido. São necessárias, por exemplo, para que as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K possam ser absorvidas. Apesar disso, devem ser consumidas com moderação por conta da grande quantidade de calorias.

São encontradas em azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros alimentos.

Além disso, são divididas em monoinsaturadas e poli-insaturadas. A primeira é a mais comum e se mostra mais benéfica do que a poli em relação à redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL), já que a outra reduz os dois. A gordura poli-insaturada é rica em ácidos graxos essenciais, o ômega 3 e 6. É encontrada principalmente em alguns peixes de água salgada, como atum e sardinha.

Gordura Trans

São obtidas a partir de processos de hidrogenação de óleos vegetais, sendo bastante comuns em alimentos industrializados, como por exemplo, manteigas e margarinas. Isso porque, este tipo de processamento faz com que se obtenha uma maior validade dos alimentos.

Apesar do seu uso, é um tipo de gordura bastante prejudicial ao corpo e criticada pelos médicos, especialmente por conta de estudos que comprovam que grandes quantidades dessa gordura causam problemas cardiovasculares sérios, além do aumento do colesterol ruim e queda do bom.

São encontradas também em biscoitos, batatas fritas, sorvetes e salgadinhos de pacote.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.