Sabe quando a menstruação te pega desprevenida e você não tem um absorvente sequer na bolsa para te socorrer? É complicado, não é mesmo? É por isso que uma marca gaúcha resolveu criar a calcinha absorvente, ou calcinha menstrual. É uma calcinha normal, ou quase normal, já que ela absorve o fluxo. Você fica mais confortável, e é como se estivesse num dia normal e não, ela não deixa produzir vazamentos. Além disso, a peça possui inúmeros benefícios, como sustentabilidade, já que evita que se use absorventes que são descartados como lixo orgânico, tem uma durabilidade de cerca de 2 anos e é claro, é muito mais confortável do que ficar usando absorvente, que incomoda, sai do lugar, causa alergia, marca a roupa e além disso, causa umidade alta, o que provoca irritações na pele e problemas como a candidíase.
A roupa funciona da seguinte maneira: ela possui diversas camadas que são super absorventes e a prova d’água, o que controlará o fluxo. E existem modelos diferentes para diferentes tipos de fluxo menstrual, já que se a capacidade exceder, é claro que vazara. Por isso é importante conhecer o seu tipo de fluxo e escolher qual o melhor modelo: leve, moderado ou intenso. Diferente do absorvente aonde apenas uma região específica entra em contato com o sangue e, por isso, se a mulher utiliza um modelo inadequado ao seu fluxo, vazamentos podem ocorrer, a calcinha oferece um espaço bem maior de absorção por abranger a região pélvica e a vulva. Há também diversos modelos diferentes, desde o tipo biquíni a hot pants.
Ah, e as criadoras recomendam que você possua três modelos da calcinha, uma para o dia, outra para a noite e uma para o dia seguinte para sempre estar prevenida e protegida quando lavar uma das peças. Mas, se tiver apenas uma, o recomendado é que você a use quando precisar se sentir mais protegida e confortável. E tem mais: não vá pensando que é nojento, porque sangue menstrual não é sujeira, e sim parte de você. Ele é livre de toxinas e odores. Por isso, pode usar a roupa à vontade e lavá-la tranquilamente.
A menstruação faz parte da vida da mulher e deve ser vista como algo natural, apesar das dores e desconfortos causados. Aprender a lidar, conhecer seu fluxo e descobrir do que seu corpo precisa é importante. Principalmente quais das opções estão ao seu alcance, tanto no âmbito do conforto, como o financeiro.
Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama