A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Jataí deu início, nesta terça-feira, 8 de abril, à “Operação Segurança nas Escolas”, com o objetivo de combater irregularidades e promover maior segurança no trânsito nas imediações de instituições de ensino do município. A ação teve como ponto de partida uma blitz educativa e repressiva em frente à Escola Estadual Whashington Barros França, situada na Avenida Ninfa das Águas, no Setor Jacutinga.
Segundo o superintendente da SMT, Marcelo Fiório, a operação visa intensificar a fiscalização em áreas escolares, focando principalmente em práticas de risco como menores conduzindo motocicletas sem habilitação e veículos em situação irregular. Ele destacou que motocicletas com pendências legais também estão sendo recolhidas durante as abordagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O objetivo primordial desta operação é proporcionar maior segurança para todos que frequentam as escolas. Iniciamos aqui e a nossa intenção é estender essa fiscalização para todas as unidades educacionais de Jataí”, afirmou Fiório.
Durante a primeira blitz da operação, conduzida em frente à Escola Estadual Whashington Barros França, os resultados foram considerados expressivos. De acordo com o gerente de Fiscalização da SMT, Carlos Duran, em menos de uma hora foram lavrados nove autos de infração por irregularidades como escapamento adulterado, atraso no pagamento do imposto veicular e condução de veículo por pessoas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Seis motocicletas foram apreendidas e encaminhadas ao pátio da SMT.
Carlos Duran ainda ressaltou a variedade de infrações constatadas nas proximidades das escolas, com ênfase para a presença de menores conduzindo motocicletas e realizando manobras perigosas. “Essa ação atende a uma demanda da população, pois esses menores, além de conduzirem as motos de forma irregular, também realizam malabarismos, empinam as motocicletas e utilizam escapamentos abertos. São situações que a SMT está empenhada em regularizar para garantir a segurança de todos”, concluiu o gerente.
A Operação Segurança nas Escolas deve continuar nos próximos dias e será estendida a outras unidades educacionais da cidade, como forma de prevenção e conscientização sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito.