VÍDEO: Frente fria em Goiás: prepare seu agasalho!

VÍDEO: Frente fria em Goiás: prepare seu agasalho!

1 mês atrás 2 Por Estael Lima

A chegada de uma frente fria no Brasil durante essa semana deverá ter grande impacto na região Centro Oeste, sobretudo em Goiás. Nesta segunda-feira, dia 16 de maio, já tem sido possível sentir a mudança climática, que se intensificará a partir de terça e deverá ser uma das frentes frias mais intensas dos últimos anos.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama

Segundo o agrometeorologista Hildeu Ferreira da Assunção, professor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), essa variação no clima deve-se à presença de um anticiclone no oceano Atlântico, que traz muita umidade e associa-se à frente fria, provocando a ocorrência de temperaturas mais baixas que a média histórica para o período.

O especialista destaca que a frente fria deve durar cerca de uma semana e não deve ser acompanhada de tempestades. Os dados climáticos de Jataí podem ser obtidos em tempo real pelo site do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, que conta com estação meteorológica instalada no município em parceria com a UFJ.

Assunção explica ainda que a tendência de frentes frias intensas no município de Jataí devem-se às características do relevo local que facilitam a entrada de massas de ar polar.

A frente fria deve atingir inclusive a capital goiana, provocando temperaturas atípicas. É hora de tirar aquele agasalho do armário e aproveitar uma bebida quente.

Por Estael Lima
Foto: Vânia Santana – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br