VEREADORES OUVEM REPRESENTANTES DA SAÚDE E DO HC
Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 30, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí recebeu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho. Eles responderam aos questionamentos dos vereadores sobre o funcionamento da unidade de saúde, que recentemente foi estadualizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estiveram presentes os vereadores Marina Silveira (presidente), Alessandra do Adote, Abimael Silva, Carlinhos Canzi, Durval Júnior, Genilson Santos, Marcos Patrick e Vicente Mantelli, o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Sandro Rogério Rodrigues Batista, o diretor administrativo do HC, Paulo de Tarso Ferreira Castro (representando a Fundahc), a diretora geral do HC, Viviane Tavares Ferreira, o diretor técnico, Juliano Oliveira Rocha, a supervisora de Serviços de Apoio e Administrativos, Marcela Bianca Souza Arisono, e o responsável técnico dos serviços de Farmácia Hospitalar, Jeovane Martins Sousa Filho.
Sobre algumas alegações e comentários surgidos nas redes sociais, os representantes do hospital garantiram que não há falta de medicamentos atualmente. Admitiram, no entanto, que houve um momento em que faltaram medicamentos para intubação, o que ocorreu em todo o país, mas que esse problema foi resolvido.
Quanto a problemas relacionados a ar-condicionado na unidade hospitalar, ainda não há previsão para entrada em funcionamento, mas os diretores acreditam que em breve a questão será solucionada.
Alguns parlamentares questionaram o sistema adotado após a estadualização, especialmente a respeito da regulação de pacientes. Os convidados explicaram que existem dois níveis de atendimento: pré-hospitalar e hospitalar. O primeiro é para casos mais simples. Pré-hospitalar ou atenção primária é atribuição do município. O outro nível é para atendimentos de maior complexidade. Os pacientes são regulados do pré-hospitalar para o HC, que faz a parte hospitalar.
Segundo eles, a regulação existe para organizar o sistema, fornecer ordem, para encaminhar pacientes para o local mais adequado para o atendimento de cada paciente. Noventa por cento das pessoas atendidas no HC são de Jataí, afirmaram. O critério utilizado é clínico no atendimento a pacientes. Os mais graves primeiro. Caso determinado paciente não queira ou não possa esperar para ser atendido em Jataí, ele pode ser transferido para outra cidade.
Quanto a exames, a demanda tem sido atendida localmente, garantiram. Somente os exames que não podem ser feitos no município, por falta de equipamento, são encaminhados para outros lugares.
Em relação a acidentes e outras emergências reais, os próprios socorristas, como os do Samu, podem decidir a melhor regulação. O local para onde vai cada paciente depende do perfil do leito. Se em Jataí não houver leito disponível para determinado caso, o paciente será encaminhado para o município em que ele poderá ser atendido da forma adequada.
Para as cirurgias eletivas, a previsão é de que elas sejam retomadas em agosto, inclusive aquelas realizadas em convênio com o hospital Padre Tiago.
Sobre o acompanhamento pós-Covid, em breve entrará em funcionamento um ambulatório voltado para quem teve a doença. O interessado também poderá ter a possibilidade de recorrer ao Reabilita Goiás.
Francisco Cabral – Direção de Mídias
Câmara Municipal de Jataí
Foto Capa: Vânia Santana – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content:


