Vai prestar concurso? Dicas de como distribuir as matérias durante a semana para estudar

Notícias Top Geral

Para quem pretende prestar concursos públicos, ter disciplina e planejamento de estudos é essencial. Por isso, distribuir as matérias ao longo da semana em vários períodos facilita bastante o aprendizado e evita um pouco de cansaço. Entretanto, nessa hora, muitas pessoas ficam perdidas, sem saber ao certo com elaborar esta divisão de estudos.

Em geral, o primeiro passo neste processo é descobrir quanto tempo você realmente tem para estudar, ou seja, se você está só estudando, tem os períodos da manhã e à tarde. Se trabalha, o estudo deve ficar para a noite. Já o estudo nos finais de semana depende de alguns fatores específicos de cada pessoa, como família, viagens ou outros compromissos.

Depois disso, outros passos que devem ser observados são: quantas disciplinas devem ser estudadas no momento, se a quantidade de períodos é maior do que a quantidade de matérias, já que se for, há o benefício de poder dobrar o tempo para alguma disciplina mais difícil ou que a pessoa tenha mais dificuldade. Além desses passos, poderá haver ainda a possibilidade de colocar uma matéria em cada período ou não e sempre que possível alternar disciplinas de exatas com as de linguística.

Porém, este esquema não deve ser encarado como algo estático, já que o mesmo deve se adequar às necessidades do indivíduo e sua demanda de estudo. Assim, sempre que possível e necessário, o quadro de horários deve ser reexaminado a cada fim de mês, levando em consideração a inclusão ou exclusão de matérias, ajustes de horários e outros fatores inerentes de cada indivíduo.

Para quem faz cursos preparatórios em que algumas disciplinas são dadas apenas depois que outras foram concluídas, é importante estudar bastante aquelas que são vistas no momento, já que o tempo será maior do que a quantidade de matérias. Dessa forma, assim que acabar o conteúdo no curso, o conhecimento já estará bem modelado para cada disciplina. Isso torna mais fácil o processo de inclusão de novas matérias. Entretanto, fica a dica: é necessário continuar estudando para todas para não esquecer nenhum conteúdo importante até o dia das provas. Por fim, tome cuidado para não invadir o horário do sono, tornando a rotina de estudos cansativa e insuportável.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.