Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Começa na próxima segunda feira, 1º de maio, a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, a qual se estenderá até o dia 31 do mesmo mês. Durante este período todos os animais bovinos e bubalinos existentes nas propriedades rurais deverão ser vacinados. Ao todo, de acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), deverão ser vacinados mais de 22 milhões de cabeças em todo o estado de Goiás.
Além disso, deverão ser vacinados contra a raiva todos os animais herbívoros, incluindo assim os equídeos e caprídeos, de todas as idades, dos 121 municípios considerados de alto risco pela Agrodefesa.
Lembrando que quando for realizar a declaração de vacinação da aftosa, o produtor deve fazer a comprovação semestral da vacinação contra brucelose do total de fêmeas de bovinos e bubalinos de 3 a 8 meses de idade. A declaração de vacinação deve ser encaminhada à Agrodefesa até o quinto dia útil após o final da campanha, podendo este procedimento ser feito online no site da Agência, ou por meio de formulário impresso.
Quem não imunizar os animais pagará multa compulsória e terá a propriedade bloqueada. Além disso, terá que fazer a vacinação assistida por fiscais da Agrodefesa. O valor da autuação é de R$ 7 por animal, ou R$ 14 em caso de reincidência.
Entre os dias 28 de abril e 8 de maio, está proibida a realização de leilões virtuais ou presenciais de bovinos e bubalinos devido ao período de carência da vacina. Além do mais, durante o calendário oficial, o trânsito de saída e chegada de animais estará proibido caso a propriedade de origem e destino não esteja com todo o rebanho vacinado ou declarado.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa