Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026
Foto: Reprodução

O Brasil deve disponibilizar a primeira vacina contra a covid-19 totalmente nacional pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026. Além disso, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, divulgou a novidade nesta quinta-feira (16).

A SpiN-TEC foi criada pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebeu R$ 140 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Por meio da RedeVírus, o ministério financiou desde os testes pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3, garantindo o avanço seguro da pesquisa.

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana destacou que o imunizante está em fase final de estudos. No início deste mês, o país publicou o primeiro artigo científico sobre testes de segurança. Os resultados mostraram que a vacina é segura e eficaz.

Além disso, a ministra explicou que o governo dará entrada na Anvisa para iniciar o processo de validação. A empresa brasileira Libbs será responsável pela produção do IFA (insumo farmacêutico ativo), enquanto outra indústria mineira ficará com o envase. “É um orgulho nacional”, afirmou Luciana.

Assim, o desenvolvimento da SpiN-TEC reforça a autonomia do Brasil na produção de vacinas. Portanto, o país avança na ciência e fortalece o SUS, garantindo mais segurança e rapidez no acesso da população aos imunizantes.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.