Os sintomas da Febre Amarela, que aparecem de forma repentina, são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos e podem durar cerca de três dias.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave e não contagiosa, ou seja, uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra, causada por um vírus e transmitida por vetores, sendo que em meios urbanos o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo que provoca a dengue, zika e chikungunya.

Os sintomas da Febre Amarela, que aparecem de forma repentina, são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos e podem durar cerca de três dias. Já a sua forma mais grave costuma aparecer após um período de relativo bem estar e, neste caso, podem ocorrer insuficiências hepática e renal, além de icterícia, que são os olhos e pele amarelados, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Em Jataí, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, não há casos confirmados de Febre Amarela e até o momento foram notificados dois casos suspeitos, os quais estão sendo investigados.

Mesmo assim, por conta do aumento do número de casos da doença em outros estados, como forma de se precaver, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e não somente na Policlínica.

Para se vacinar, basta se dirigir a qualquer um desses locais levando o cartão de vacinação. Entretanto, pessoas acima de 60 anos, gestantes, mães que estão amamentando, indivíduos infectados pelo HIV, portadores de doenças autoimunes e cidadãos que fizeram transplante de medula óssea só podem ser vacinados com indicação médica. Crianças menores de 6 meses não são vacinadas.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, indivíduos que já tomaram duas doses da vacina contra Febre Amarela ao longo da vida, não necessitam tomar outra dose de reforço. Porém, caso alguém tenha dúvida se já foi imunizado as duas vezes ou não, o mais correto é procurar uma Unidade de Saúde para realizar uma checagem em seus dados de vacinação.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?