Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Com o crescimento das cidades, cada vez mais as pessoas buscam alternativas para se aproximarem da natureza ou até mesmo formas de diminuir as temperaturas em ambientes urbanos, que tendem a ser cada vez maiores. Por conta disso, plantar uma árvore na porta de casa produz inúmeros benefícios, como por exemplo, a diminuição da incidência solar no local sombreado, o que diminui a sensação de calor, paisagens mais belas com árvores floridas ou com frutos e ainda podem ser utilizadas como parte de projetos de paisagismo.
Existem ainda outros benefícios para a cidade de se plantar árvores nas calçadas ou em canteiros centrais. Entretanto, pode surgir um questionamento: o que fazer com os resíduos da poda dessas árvores? De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Jataí, tais resíduos devem ser encaminhados aos Ecopontos ou então, levados ao aterro sanitário.
A Secretaria ressalta também que caso a pessoa não tenha como levar esses resíduos a um dos locais indicados, ela poderá agendar junto a esta pasta a poda e coleta para que esses materiais não atrapalhem a circulação de transeuntes e automóveis pela cidade.
Além do mais, caso necessite derrubar uma árvore, o cidadão deverá ter licença ambiental, a qual é emitida por esta Secretaria.
Em Jataí, existem dois Ecopontos, sendo eles:
Ecoponto Jacutinga – Av. Jacutinga, 222, St. Jacutinga
Ecoponto Colmeia Park – Rua 24, 131, Setor Colmeia Park
O endereço do aterro sanitário é: Rodovia Municipal JTI – 101, estrada que liga a GO 184 à BR 060, sentido Jataí/Goiânia.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa