Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O anuncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornara com o agendamento de atendimento presencial para todos os serviços disponíveis no portal Meu INSS, a partir do dia 14 de março. O anuncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Desde 2020, para evitar aglomerações nas unidades de atendimento devido a pandemia da Covid-19, uma série de medidas foram tomadas pelo INSS, como por exemplo, restringir o atendimento presencial mediante agendamento apenas aos serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.

Com a publicação das novas portarias, o cidadão vai poder agendar atendimento presencial para todos os serviços disponíveis no portal e aplicativo Meu INSS. Isso inclui pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre vários outros. Ao todo, 91 serviços do INSS já são passíveis de atendimento de forma digital.

O agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss e aplicativo para celulares) e telefone 135. É importante lembrar que esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências.

Atendimento espontâneo

Nos casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, como preveem as normas, ele vai poder procurar as agências físicas para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas.

As unidades que vão conseguir prestar este tipo de atendimento dentro das normas de segurança, higiene e distanciamento serão definidas após 30 de março.

Por Mayara Ferreira de Araújo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

 

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