A última superlua do ano poderá ser observada no céu de todo o Brasil durante a quinta-feira (11/8), quando o satélite estará completamente iluminado pelo Sol. O astro poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de equipamento.
A superlua ocorre quando a Lua está no ponto de órbita mais perto da Terra, fenômeno chamado de perigeu. Assim, há a impressão de que o satélite está maior e mais brilhante.
O fenômeno deste mês de agosto foi batizado como “Superlua de Esturjão”. A denominação faz referência ao período em que um peixe raro, com o mesmo nome, é encontrado em abundância nos lagos da América do Norte.
Esta será a terceira vez que os brasileiros poderão observar uma superlua iluminar o céu. A primeira foi a Superlua de Morango, em junho, e a segunda foi a Superlua dos Cervos, a maior do ano, em julho.
Como observar?
O fenômeno natural não exige o uso de qualquer tipo de equipamento especial para ser contemplado. Basta que as condições climáticas estejam favoráveis — ou seja, que o céu não esteja encoberto por nuvens.
O melhor horário para observar a superlua é logo quando ela surge no horizonte, no fim da tarde. Esse período varia a depender da região e do fuso horário.
Por Ana Flávia Castro
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br