UFJ! Goianos esperam que Dilma envie projeto de criação de duas universidades ainda este ano

UFJ! Goianos esperam que Dilma envie projeto de criação de duas universidades ainda este ano

Apesar do cancelamento da vinda da presidente Dilma Rousseff e do momento atribulado no Planalto por conta do processo de impeachment, há expectativa entre autoridades goianas de que o projeto de criação de duas universidades federais no Estado seja encaminhado ao Congresso ainda este ano. Integrantes do governo federal, governistas locais e representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) acreditar que Dilma dará seguimento ao processo este mês.

Aliados da presidente em Brasília não descartam totalmente a vinda a Catalão e Jataí na segunda quinzena deste mês para cumprir o compromisso feito com o governador Marconi Perillo (PSDB), embora não haja grandes esperanças no Estado e nos municípios beneficiados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 4 de novembro, depois de audiência com a presidente em Brasília, Marconi anunciou em entrevista coletiva no Palácio Pedro Ludovico Teixeira que Dilma havia batido o martelo sobre a autonomia dos câmpus da UFG nos dois municípios e que viria ao Estado no dia 19 daquele mês para assinar os termos de criação.

As turbulências da agenda política em Brasília, a indefinição do local do evento em Catalão e o interesse em acrescentar aos compromissos em Goiás a entrega de casas populares em Jataí foram as justificativas oficiais para o adiamento.

Nos bastidores, o Planalto também teve de atuar para contornar a insatisfação da base local com o anúncio feito exclusivamente por Marconi. Deputados e lideranças políticas aliadas alegaram ter participado também das articulações para transformar as unidades da UFG em universidades e que a presidente vacilou em autorizar que Marconi ficasse com os méritos da conquista.

De acordo com interlocutores, o clima agora já está pacificado e, se ela de fato vier em Goiás, haverá a participação de todos os aliados da presidente.

O governo de Goiás e as prefeituras de Jataí e Catalão informaram não ter obtido novos avisos sobre a vinda da presidente. No Planalto, a informação é que ela possivelmente cumprirá a agenda no Estado porque a orientação política no governo é manter um bom ritmo de compromissos inclusive fora de Brasília. “Ela não vai fugir da agenda externa. A ordem é não ficar na caverna”, diz um aliado. No entanto, ainda não há informações sobre data.

Em Jataí, mil unidades do programa Minha Casa Minha Vida no bairro Cidade Jardim etapa 2 estão prontas para serem inauguradas. De acordo com a prefeitura, resta apenas a instalação elétrica. O Planalto também quer que haja conclusão para afastar a tese de inauguração de obra inacabada.

Trâmites

Ao anunciar a criação das universidades, Marconi afirmou que a expectativa é de que elas começassem a funcionar já em 2016. De acordo com informações do meio acadêmico, caso o projeto siga para o Congresso este ano e seja aprovado até janeiro, é possível o funcionamento com o novo modelo no segundo semestre de 2016. O mais provável, no entanto, é que a efetivação ocorra em 2017, levando em conta outros processos recentes.

O projeto de lei a ser enviado ao Congresso vai estabelecer a desvinculação das unidades da UFG, a criação de cargos da nova estrutura, redistribuição do patrimônio material e o orçamento das novas universidades, calculado com base no número de alunos.

Em um primeiro momento, de acordo com a reitoria da UFG, o Ministério da Educação (MEC) deve designar um reitor provisório para organizar o processo de estruturação da nova universidade.

Ainda não há definição sobre os nomes das universidades. Por enquanto, elas estão sendo chamadas de Federal do Sudoeste e do Sudeste, em Jataí e Catalão, respectivamente.

A assessoria de comunicação da UFG afirmou não ter obtido novas informações sobre o caso.

O MEC informou, por meio da assessoria, que o processo ainda tramita internamente. De lá, segue para apreciação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, por fim, para a Casa Civil, que apresenta o projeto de lei ao Congresso. Não há previsão oficial para a chegada ao Legislativo.

O Popular

Share this content:

Alex Alves

CEO do Portal Panorama e diretor do PodCast #CaféComEla. Formado em Comunicação Institucional, atua na área de jornalismo e mídia digital, sempre buscando informar com credibilidade e dinamismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.