TRILHA CULTURAL! Rock’n Roll – Banda Roteiro Original

Sem categoria

aero bannerO site PaNoRaMa, em produção com Isabella Miranda, está promovendo um projeto denominado TRILHA CULTURAL. O objetivo é explanar sobre a cultura de Jataí em suas diversas ramificações.

Dessa forma, resolvemos começar o projeto falando de música, mais especificamente de rock’n roll. Faremos um especial com algumas bandas da cidade, agora com a banda Roteiro Original.

Como surgiu a ideia de formar uma banda de rock em uma cidade que não oferece tantas oportunidades para este estilo?

A banda surgiu em um churrasco por meio de brincadeiras entre amigos e com alguns dos atuais integrantes, sem muita pretensão, vista mais como um hobby e de forma acústica. Logo após, começaram a encarar o projeto de forma mais séria e fazendo ensaios. A banda já deu uma parada por motivos pessoais, mas voltou há uns três meses e tocando em diversos locais e festas, como Eletro Rock e Repúblicas Fest. A formação da banda já sofreu algumas alterações e atualmente é composta por Paulo Mainardi (vocalista), Jefferson Viana (violão / backing vocal), Vinícius Ortiz (guitarra), Fabiano Baltra (contrabaixo) e Bruno Souza (bateria).

Quem sugeriu o nome da banda e qual o significado do mesmo? Quanto tempo de banda e onde já tocaram?

O nome da banda foi sugerido por Daniel, um dos integrantes da primeira formação, mas que hoje não faz mais parte. De acordo com os integrantes atuais, o nome foi escolhido porque na época Daniel gostaria de criar uma banda de forma original e diferente, daí então, surgiu o nome Roteiro Original, para não ficar igual às demais bandas de rock já existentes. A princípio, eles escolheram tocar músicas de bandas famosas, mas que não eram tocadas por outras bandas e nem em eventos, justamente para ser algo diferente.

A banda possui um pouco mais de um ano de duração e o primeiro show foi na festa Eletro Rock. Também já tocaram na Repúblicas Fest, Ensaio do Rock, Congresso Internacional de História, Samba Rock, Confraternização da Semana Jurídica e Marcha das Vadias, além de eventos particulares e alguns bares.

Quais as influências da banda?

É uma questão que varia de acordo com cada integrante da banda e por isso é considerada bastante eclética. Mas há, por exemplo, influência do pop rock nacional, blues, heavy metal, rock nacional mais antigo e até mesmo MPB. E isso é interessante porque cada um dá sua contribuição e acaba formando um estilo único da banda em tocar, tanto que as versões das músicas que tocam nunca são idênticas às originais, tendo sempre um detalhe próprio da banda.

Qual a relação da banda com as redes sociais? Vocês já tem CD gravado?

A banda possui uma página no Facebook há pouco tempo e aos poucos o interesse pela Roteiro Original na internet vem crescendo, assim como o reconhecimento das pessoas. Até mesmo porque, este é um bom meio de comunicação entre a banda e as demais pessoas que se interessem.

Ainda não possuem CD gravado, mas têm músicas autorais e há intenção de gravar pelo menos alguns áudios para obter o trabalho registrado.

Na opinião de vocês, porque caiu tanto o interesse da mídia pelo rock nos últimos anos?

Apesar de ter tido uma grande safra deste estilo nos anos 70, 80 e meados de 90, o rock não é tão comercial como são outros estilos como o sertanejo, principalmente o universitário e samba. Ou seja, não necessariamente que o rock tenha perdido espaço com o tempo, na verdade o que ocorreu é que outros estilos também conseguiram se destacar.

O rock é algo mais diferente, que possui uma pegada distinta, além disso, é um estilo que não precisa da pessoa ser necessariamente um modelo que a mídia quer. Ou seja, é um estilo que quem toca, faz isso porque gosta e não apenas por obrigação de vender. Dessa forma, “o rock tem uma pegada diferente”.

Produção: Isabella Miranda
Editora: Rosana de Carvalho
Filmagem/Edição: Alex Alves
Fotos: Vânia Santana / Adriana Vilela

Realização: Pn7
Jornalismo Portal PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.