
Em entrevista concedida ao programa de televisão de Fabélia Oliveira, Sucesso no Campo, o tenente coronel da Polícia Militar Davi Pires abordou algumas questões sobre a segurança nas fazendas.
A questão da violência atualmente se espalhou de uma forma que, mesmo nas áreas rurais o risco de roubos e furtos vem sendo considerado grande. Agora, nesta época do ano, a situação ainda fica pior devido ao transporte e armazenamento de defensivos agrícolas, produtos extremamente visados pelos ladrões, devido ao preço elevado e muitas vezes à facilidade do roubo destas mercadorias. É dessa forma que entende o tenente coronel, que afirma que apesar do produtor rural ter muito conhecimento e tecnologia para utilizar na fazenda, não possui o know how sobre a segurança da propriedade. Portanto, a orientação da polícia é de que o produtor passe a ter alguém responsável por esta questão da segurança e que os produtos fiquem armazenados em locais mais seguros.
O tenente coronel ressalta também sobre a importância de se fracionar o transporte destes defensivos e também a preocupação com a contratação de funcionários, já que muitas vezes o produtor contrata sem olhar os antecedentes destas pessoas.
Fabélia também abordou sobre esta questão de contratação de funcionários, que nos meses de janeiro e fevereiro, quando os trabalhos nas lavouras se tornam mais intensos devido à colheita e plantio, os cuidados com as contratações temporárias, já que é importante saber sobre quem o produtor está levando para dentro de sua propriedade. Muitos roubos e furtos são cometidos por funcionários que acabam conhecendo melhor a rotina da fazenda e facilitando o acesso aos bandidos, assegurou o tenente coronel.
Dessa forma, Davi Pires afirmou que apesar de termos nesta região uma produção agrícola de ponta, a segurança das propriedades precisa ser reforçada, guardando as máquinas em locais adequados, assim como os produtos, fazendo monitoramento com câmeras, contratando funcionários com cuidado e atenção, solicitando sem nenhum constrangimento a certidão de antecedentes criminais junto à polícia militar, colocando cadeados nas porteiras, entre outras medidas essenciais. Além disso, a população pode sempre contar com o apoio e o trabalho da polícia.
Rosana de Carvalho / Fotos: Reprodução Tv Sucesso – Site PaNoRaMa