Tempo seco aumenta risco de queimadas, por isso algumas dicas são importantes

Notícias Top Geral

Todos os anos os problemas de queimadas nesta época do ano são recorrentes em Jataí. Tempo seco, com baixa umidade, vegetação seca e muito vento são fatores que favorecem os focos de incêndio e que por isso, merecem cuidado especial. Tanto em terrenos baldios quanto em áreas rurais, os riscos de incêndio são iminentes, caso algumas medidas não sejam tomadas.

Por isso, para realizar uma queimada legal, muitos preceitos devem ser obedecidos, levando em consideração, por exemplo, presença de edificações, riscos à saúde e trabalho para ser controlado. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos de atear fogo em áreas rurais ou urbanas, já que esta ação pode provocar grandes incêndios. Fica o alerta também sobre as queimadas em terrenos baldios, já que qualquer cidadão que ver uma situação dessas poderá ligar para a Polícia Militar ou para os Bombeiros para que seja dada uma solução ao incêndio, já que há sempre a necessidade de uma autorização dos órgãos competentes para realizar uma queimada controlada e por isso, atear fogo sem tal documento, constitui-se um crime ambiental.

Levando em consideração todos estes fatores, o ideal e mais seguro em relação aos lotes e terrenos baldios, é que a limpeza dos mesmos seja feita por meio de roçagens, já que o uso do fogo poderá trazer inúmeras consequências legais, além de problemas de saúde, já que muitas vezes a fumaça produzida é tóxica, pois é decorrente da queima de lixos domésticos e outros materiais. Além disso, não jogar lixo nos terrenos é outro fato fundamental para evitar qualquer risco.

Outro fato importante, diz respeito às queimadas às margens de rodovias. Nestes casos, há uma redução drástica da visibilidade dos condutores e, em decorrência disso, graves acidentes. Recomenda-se, portanto, que o motorista nunca pare na pista, devendo ainda acender os faróis, reduzir a velocidade e prosseguir com muito cuidado.

Rosana de Carvalho / Foto: Vânia Santana – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.