13 de dezembro de 2024
tempo-escolhas-pensamento
Ao longo do dia passamos por diversas situações que exigem de nós ações rápidas para evitar que algo aconteça...

Ao longo do dia passamos por diversas situações que exigem de nós ações rápidas para evitar que algo aconteça. Quando um goleiro consegue segurar a bola antes dela entrar no gol ou um motorista evita um acidente no último instante sempre escutamos a frase: “Foi puro reflexo!”. No entanto, não foi o reflexo que salvou as situações. Foi o tempo de reação.

O reflexo é uma resposta rápida do corpo a algum estímulo. É uma ação involuntária que serve para proteger o corpo e é efetuada antes de a mensagem chegar ao cérebro. Um exemplo é quando encostamos a mão em algo quente e imediatamente retiramos a mão, antes mesmo de sentirmos dor. Já o tempo de reação é o tempo que se leva para reagir voluntariamente após o surgimento de um estímulo. Por ser uma resposta voluntária, a mensagem chega ao cérebro antes da ação ser executada, e isso exige que o raciocínio seja rápido.

O reflexo, também chamado de reflexo motor, pode ser mais rápido ou lento dependendo do funcionamento de partes do corpo não relacionadas diretamente ao cérebro. Já o tempo de reação pode ser treinado para se atingir melhores resultados.

Algumas pesquisas medindo o tempo que um motorista leva para frear quando necessário indicam que a média do tempo de reação nos Estados Unidos é de 1,8 segundo. No Brasil a média da reação dos motoristas é em torno de 1,5 segundo. E estima-se que quando a pessoa ingere álcool essa resposta sobe para 3 segundos.

Para entender melhor o perigo de dirigir alcoolizado: se uma pessoa que ingeriu álcool estiver andando a 50 km/h e precisar subitamente frear, seguindo a média de 3 segundos para reagir, ela pode andar mais de 41 metros antes de começar a frear. É por isso que fica difícil evitar acidentes quando se ingere bebidas alcoólicas.

Neila Coutinho
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?