Foto: Internet

Receita de hoje: REFRIGERANTE CASEIRO...

Com a chegada das altas temperaturas, tudo o que a gente quer é encontrar métodos de aliviar o calorão. Além de ser ótimo para refrescar, um suco geladinho é ainda uma forma deliciosa de se manter hidratada.

Raspadinha, mojito, refrigerante caseiro, caipirinha, gim… Confira uma seleção de sucos e drinques bem refrescantes – com e sem álcool – para amenizar o calor.

REFRIGERANTE CASEIRO

Com gengibre e capim-santo (ou limão), esse refrigerante caseiro é mais saudável e saboroso. Veja a receita.

Pronto em 30 minutos + tempo de fermentação | Rende 2 litros

  • 100 gramas de gengibre, sem casca, cortado em cubos pequenos
  • 1 colher (sopa) de açúcar refinado
  • 1/3 de maço de capim-santo lavado ou 8 limões-galegos

Em uma garrafa plástica flexível de 500 mililitros higienizada, junte o gengibre, o açúcar e 300 mililitros de água filtrada (por questões de segurança, a fermentação do refrigerante deve ser feita sempre em recipientes plásticos flexíveis, e não de vidro). Tampe e chacoalhe bem. Abra novamente e aperte a garrafa, amassando-a, até que o líquido chegue ao topo. Tampe bem e deixe fermentar em temperatura ambiente. Repita o processo (abra a garrafa, aperte várias vezes e tampe novamente) pelo menos três vezes ao dia. Quando a garrafa começar a estufar, o fermento estará pronto. Reserve-o tampado na geladeira. No liquidificador, bata o capim-santo com 1 litro de água até as folhas se desmancharem. Passe por uma peneira e reserve. Em uma garrafa plástica flexível de 1 litro higienizada, despeje 800 mililitros do suco de capim-santo e complete com 200 mililitros do fermento de gengibre. Aperte a garrafa, amassando-a, para tirar todo o ar, até que o líquido suba ao topo. Tampe bem e deixe fermentar em temperatura ambiente. Em algumas horas ou dias, a garrafa irá estufar e ficar firme como uma garrafa de água com gás. Isso significa que a bebida está pronta e pode ser levada à geladeira. Para o refrigerante de limão-galego, esprema os limões e transfira o suco coado para uma garrafa de plástico flexível de 1 litro higienizada. Preencha com água até completar 800 mililitros e adicione 200 mililitros do fermento. Siga o mesmo procedimento do processo de fermentação do refrigerante de capim-santo. Se preferir a bebida mais doce, adicione açúcar só na hora de servir, e não durante o processo de fermentação.

Fonte: Claudia
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE