Solução antisséptica que substitui o álcool gel é produzida pela UFJ

A partir de protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta laboratórios para a produção de uma substância sanitizante que tem a capacidade de substituir o álcool em gel, a equipe que compõe os cursos de Química da Universidade Federal de Jataí (UFJ) está produzindo antisséptico que será fornecido à rede pública de saúde de Jataí.
O produto, que ainda será usado por membros da comunidade acadêmica que está atuando voluntariamente em ações de prevenção e controle ao covid-19 e a profissionais que estão atuando nos serviços essenciais durante a pandemia, está sendo produzido a partir de matéria prima que foi doada pela pelas empresas Raízen e Energética Serranópolis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos professores, técnicos-administrativos e alunos dos cursos de Química se revezam na produção da substância. A ação tem apoio ainda do Instituto Federal de Goiás IFG, Câmpus Jataí) e de pessoas físicas, como a vice-prefeita Simone Oliveira Gomes, que doou todas as embalagens necessárias para o envase dos produtos.
Com a falta do álcool gel e de matéria-prima para sua produção, o antisséptico, que tem eficácia comprovada e baixo custo, é de grande utilidade nas ações de prevenção e combate ao covid-19 em Jataí. Segundo Ricardo Matos, professor do curso de Química, já foram produzidos aproximadamente 250 litros do produto.
Por Estael Lima
Foto capa: UFJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: