Sisu 2026 vai considerar notas de três Enems; entenda como funcionará a nova regra
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará por uma mudança significativa a partir de 2026. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o processo seletivo aceitará as notas das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. A novidade foi divulgada por meio do Edital nº 22/2025, que regulamenta a adesão das instituições públicas de ensino superior ao Sisu 2026, publicado no Portal de Acesso Único do MEC.
Com a nova regra, cada candidato será avaliado de acordo com a edição do exame em que obteve a melhor média para o curso escolhido, desde que não tenha participado como treineiro. A medida amplia as oportunidades de ingresso e dá mais flexibilidade aos estudantes que buscam uma vaga em universidades públicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o edital, cada instituição participante deverá ofertar no mínimo duas vagas por curso e turno, sendo que, independentemente das políticas de cotas, pelo menos uma vaga em cada curso será destinada à ampla concorrência.
As instituições interessadas em participar do Sisu 2026 poderão formalizar sua adesão entre 27 de outubro e 28 de novembro de 2025, exclusivamente pelo sistema Sisu Gestão. Para concluir o processo, é necessário que a instituição já tenha finalizado, no sistema, a ocupação de vagas da última edição do Sisu da qual fez parte.
Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir e atualizar o termo de participação, sendo consideradas válidas, para o processo seletivo de 2026, as informações da última versão assinada pelo representante legal.
A mudança é vista pelo MEC como uma forma de tornar o processo mais inclusivo e flexível, permitindo que candidatos com bom desempenho em diferentes anos possam utilizar sua melhor nota para concorrer às vagas disponíveis.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

