De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as motos deverão sair de fábrica com sistemas de auxílio à frenagem. Essa obrigatoriedade será escalonada a partir de 2016, sendo que primeiramente será exigida em 10% das motocicletas novas e até 2019, chegará a 100%.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as motos deverão sair de fábrica com sistemas de auxílio à frenagem. Essa obrigatoriedade será escalonada a partir de 2016, sendo que primeiramente será exigida em 10% das motocicletas novas e até 2019, chegará a 100%.

Motos novas, com menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS, semelhante ao dos carros, que evita o travamento das rodas, ou com CBS, que tem como função distribuir proporcionalmente a força da frenagem para as duas rodas, para que a desaceleração seja rápida e segura. Já para motos acima de 300 cc, o ABS será obrigatório. Vale lembrar que para veículos, o sistema ABS tornou-se obrigatório desde janeiro deste ano para carros novos.

O ABS permite que se ocorrer uma freada forte, a roda traseira da moto não se levantará e, ao acioná-lo, a alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é considerado normal.

Já o CBS é mais barato e funciona de forma diferente do ABS. Neste caso, um sistema combinado distribui a força de atuação dos freios entre os dois eixos. O CBS funciona corrigindo o hábito dos motociclistas que usam apenas o freio traseiro, já que o ideal é usar os dois. Com este tipo de sistema, a moto consegue parar antes e seu acionamento é feito de maneira progressiva, pressionando com força o pedal, para só assim entrar em ação a frenagem na roda dianteira.

O calendário desta resolução 509 do Contran será:

  • a partir de 1º de janeiro de 2016: 10% da produção ou importação;
  • a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou importação;
  • a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou importação;
  • a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou importação.

O objetivo dessa alteração é proporcionar mais seguranças aos motociclistas, mas ainda não há uma estimativa correta do custo destes equipamentos no preço das motos. Entretanto, de acordo com a Honda, responsável por 80,4% do mercado brasileiro de motos, a diferença no valor de uma moto com ABS e outra sem é de cerca de R$ 1,5 mil. Dentre os modelos oferecidos por esta marca, está uma versão da CG 150, moto mais vendida do país, com CBS e o preço desta motocicleta com o equipamento subiu apenas R$ 180.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

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