Especialista em saúde pélvica, Stephanie Taylor afirma que hábito pode levar a problemas físicos e mentais...

Você tem o hábito de encolher a barriga e prender a respiração para caber em sua calça jeans preferida? A prática de vestir calças apertadas com frequência pode causar a síndrome da ampulheta, com “sérios riscos à saúde”, segundo uma especialista em saúde pélvica.

“Pode parecer completamente normal, considerando quantas mulheres usam esse tipo de roupa, mas se você fizer isso por muito tempo, pode ter impactos físicos e mentais”, afirmou Stephanie Taylor, especialista em assoalho pélvico pela empresa Kegel8, ao jornal britânico The Sun.

O nome da síndrome vem do formato que a calça provoca no corpo feminino. Os impactos podem ser observados no estômago, assoalho pélvico, pulmão, costas e até pescoço e ombros, com prejuízos a longo prazo.

De acordo com a especialista, contrair o estômago por muito tempo enquanto se está vestindo a calça pode afetar os músculos da região, além de provocar uma pressão para baixo, em direção ao assoalho pélvico – conjunto de músculos e ligamentos que sustentam a bexiga, o útero, o intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.

O problema pode resultar em incontinência urinária e prolapso vaginal – o enfraquecimento dos músculos que sustentam os órgãos da pelve –, com indicação de cirurgia. Segundo Stephanie, os pulmões acabam sendo afetados, porque, com a pressão dos órgãos e músculos do centro do corpo, torna-se mais difícil respirar profundamente, o que pode diminuir os níveis de oxigênio no sangue.

“Apertar o abdômen por períodos prolongados ao caminhar ou ficar em pé pode alterar a mecânica do seu corpo, sobrecarregando as articulações e os músculos para compensar a falta de apoio do diafragma contraído”, afirma a especialista. Por isso, um jeans muito apertado pode resultar até em dores nas costas, no pescoço e nos ombros ao final do dia.

“Quando o diafragma não desce como deveria na barriga, ele coloca o pescoço sob tensão enquanto tenta compensar a falta de ar. Isso desempenha um papel crítico na dor no pescoço e no ombro”, diz Stephanie. A especialista ensina ainda que os músculos do abdômen podem ser afetados, perdendo função e respondendo menos a exercícios que tentam fortalecer a região.

O uso da calça muito apertada também pode ter efeitos mentais, influenciando a autoimagem do usuário: se faz parte da rotina encolher a barriga, pode ser difícil se acostumar com o formato normal do corpo em roupas mais largas.

Todos os problemas de saúde causados pelo uso de calças apertadas devem ser acompanhados por um profissional de saúde.

Por Bethânia Nunes
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE