A Black Friday 2023 acontece na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, no dia 24. Apesar da distância, o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas) já fala em crescimento de 2% a 5% em relação às metas do ano passado.
Em 2022, a expectativa era de faturamento foi de cerca de R$ 670 milhões em Goiás – segundo o Sindilojas, não sai pesquisa pós-Black Friday, então não é possível afirmar com exatidão se a meta foi alcançada. Mas caso as estimativas se concretizem, este ano deve o comércio deve movimentar mais de 703 milhões.
Sobre orientações do sindicato para o período, as principais são: comparar os preços com antecedência, conferir a reputação do produto e do fabricante, analisar os comentários/avaliações de outros consumidores que compraram o mesmo produto e, claro, negociar descontos na loja com o vendedor.
O Sindilojas informa que os produtos mais procurados pelos goianos são: Itens de perfumaria e cosméticos; eletroeletrônicos e eletroportáteis; roupas, calçados e acessórios de vestuário; celulares e outros.
E-commerce
Nacionalmente, a Black Friday deve ter um crescimento de 12% sobre o ano passado. O período considerado é de 23 a 26 de novembro. Acerca do comércio eletrônico, acredita-se que o faturamento seja de R$ 6,92 bilhões (R$ 6,15 bi em 2022).
Os números constam no relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, divulgado pela Neotrust, empresa de soluções de inteligência. Ressalta-se, em 2020 foram R$ 7,8 bi somente no comércio eletrônico e, em 2021, R$ 7,9 bi.
Para quem não sabe, a Black Friday é um dia de liquidações que já se tornou tradição, também, no Brasil – ela ocorre um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. A data consiste em oferecer descontos durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro. Durante o período, é comum que centros de compras e estabelecimentos diversos alterem o horário de funcionamento, inclusive em Goiás.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Jucimar de Sousa
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br