
Ontem (04), o Sindicato Rural de Jataí, em parceria com a Assistec Agrícola, recebeu produtores rurais, agrônomos e consultores em sua sede para apresentar o novo projeto de implementação de um Laboratório de Clima de Alta Precisão em Jataí, o primeiro no Brasil, intitulado “Rede Droklin de Monitoramento Climático”.
O projeto contará com 14 estações de monitoramento climático em fazendas da região, conectando as propriedades em rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na oportunidade, foi apresentado a plataforma e o aplicativo de monitoramento aos presentes. O objetivo é que os produtores possam ter acesso aos dados em tempo real e histórico dos fatores climáticos que são mensurados pelas estações.
Índices pluviométricos, direção e velocidade dos ventos, radiação solar, umidade do ar, e outras medições meteorológicas ao alcance da mão.
Vitor Gaiardo, atual presidente do Sindicato Rural, comenta: “A questão climática hoje é uma ferramenta indispensável para o produtor. […] Com certeza estamos saindo na frente, Jataí é a primeira cidade do Brasil a implantar um sistema desses.”
Por sua vez, Alessandro Faustino, proprietário da Assistec Agrícola, considera a plataforma Droklin uma poderosa ferramenta para tomada de decisões conforme a realidade de cada propriedade. “Isso sim é agricultura de precisão na prática”, confirma Faustino.
No caso específico da consultoria Assistec Agrícola, a Droklin passa a ser uma forte aliada justamente por oferecer aos produtores rurais análises estratégicas, como por exemplo, alertas para evitar desperdícios com aplicações de defensivos em condições climáticas desfavoráveis, dentre outras notificações relacionadas ao melhor manejo agrícola.
Larissa Pedriel
Foto Capa: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br