Servidora do Detran presa por golpes se aproveitava de vítimas sem domínio digital

A servidora do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), presa na manhã de segunda-feira (18) suspeita de aplicar golpes em pessoas com multas e IPVA a pagar, se aproveitava de vítimas que não tinham o aplicativo do órgão e sem domínio digital. A informação é da Polícia Civil, que investiga o esquema fraudulento ocorrido em Mimoso de Goiás, a 241 km de Goiânia.

Segundo a delegada Alessandra de Oliveira, responsável pelo caso, a servidora, identificada como Fernanda Lacerda Travaglini, se aproveitava da confiança de pessoas com pouca familiaridade com tecnologia. “São pessoas do interior. Muitas não têm o aplicativo do Detran no celular, outras acreditaram que o problema seria o próprio aplicativo”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentro da própria unidade do Detran, onde tinha acesso às dívidas dos motoristas, Fernanda se oferecia para quitar os débitos, recebendo os valores em dinheiro vivo. Em alguns casos, entregava um comprovante forjado, em outros, carimbava documentos ou até mesmo repassava o “documento atualizado”.

“Em outros casos, não entregou nenhum comprovante. A grande maioria das pessoas só percebeu que tinha caído em um golpe depois que o assunto se tornou conhecido, o que ocorreu em junho e, em maior escala, agora em agosto, com a prisão de Fernanda”, explicou a delegada.

Os valores dos golpes variavam, mas geralmente correspondiam ao valor real da dívida ou a valores próximos a ele, o que, segundo a delegada, dava “fidedignidade” à proposta fraudulenta.

As investigações continuam para apurar se há mais pessoas envolvidas no esquema, mas, até o momento, não há indícios de que ela tivesse parceiros.

Detran não recebe pagamentos em espécie

O Detran-GO reforça que não recebe pagamentos em espécie e que débitos devem ser quitados apenas pelos canais oficiais: site, Portal Expresso, aplicativo DetranGO ou atendimento presencial. O órgão alerta para que boletos sejam retirados exclusivamente nos canais oficiais e que jamais se realize pagamentos em nome de pessoas físicas. Ofertas de descontos ou facilidades fora de programas governamentais devem ser consideradas suspeitas.

Ao desconfiar de uma possível fraude, a população deve registrar ocorrência junto à Polícia Civil e informar o Detran-GO pelos canais oficiais de atendimento. Recomenda-se que qualquer dúvida sobre débitos ou documentos seja confirmada diretamente nos canais oficiais, evitando que outras pessoas sejam prejudicadas.

Nota do Detran-GO

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) informa que recebeu em junho deste ano diversas denúncias de irregularidades nos atendimentos realizados pela supervisora Fernanda Lacerda Travaglini. Segundo apurado, a servidora oferecia vantagens econômicas a cidadãos, prometendo descontos inexistentes em multas e IPVA, mediante pagamento em dinheiro diretamente a ela.

Diversos moradores da cidade de Mimoso relataram que foram enganados por essa prática, entregando valores em espécie confiando na promessa de descontos inexistentes. O serviço de Inteligência do Detran-GO identificou a irregularidade, gerou relatório encaminhado à Corregedoria, à auditoria interna e à Polícia Civil, e a supervisora foi exonerada ainda no mês de junho.

A Polícia Civil investiga a ocorrência, buscando identificar possíveis vítimas que, por receio de represálias ou por terem aceitado indevidamente vantagens, não denunciaram o crime na época.

O Detran-GO reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o combate à corrupção, mantendo canais de denúncia seguros e sigilosos para que a população possa relatar qualquer irregularidade. Todas as denúncias são rigorosamente apuradas e medidas imediatas são tomadas para proteger os cidadãos e a integridade do serviço público.

Fonte: Mais Goiás
Foto: Freepik
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.