Sem previsão de chuva, Jataí enfrenta domingo de calor intenso e ar seco

Sem previsão de chuva, Jataí enfrenta domingo de calor intenso e ar seco
O que fazer se você começar a passar mal por causa do calor; especialista explica (Foto: Jucimar de Sousa)

O domingo (24) em Jataí será de céu limpo, sol forte e clima seco, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A cidade deve amanhecer com mínima de 18°C, mas os termômetros sobem rapidamente, alcançando 35°C no período da tarde. Não há previsão de chuva, prolongando a estiagem que já ultrapassa 100 dias em Goiás.

A umidade relativa do ar deve variar entre 18% e 65%, mas cairá para índices críticos durante as horas mais quentes, chegando abaixo de 20%. Esse cenário, considerado de risco pela Organização Mundial da Saúde, exige cuidados com a saúde, como hidratação frequente, evitar esforços físicos sob sol forte e redobrar a atenção com idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na região Sudoeste, o clima segue a mesma tendência. Em Rio Verde, a mínima prevista é de 17°C e a máxima de 34°C; em Mineiros, os valores ficam entre 16°C e 32°C; e em Santa Helena, entre 18°C e 34°C. Em Goiânia, a previsão é de 19°C a 33°C, enquanto em Porangatu, no Norte goiano, o calor deve ser ainda mais intenso, podendo atingir 37°C.

O boletim do Cimehgo reforça o alerta para o risco de queimadas, que permanece em nível máximo em todo o estado. Áreas de preservação ambiental, como a Serra Dourada, a Serra de Jaraguá e a Serra de Caldas Novas, estão entre as mais vulneráveis.

Além do risco de incêndios, a estiagem prolongada tem impacto direto sobre os recursos hídricos. O Rio Araguaia, em Nova Crixás, registra níveis abaixo da média histórica para o período, o que reforça a necessidade de economia de água.

Sem expectativa de chuva nos próximos dias, a orientação é para que a população colabore evitando queimadas, mantenha hábitos de hidratação e pratique o uso consciente da água, minimizando os efeitos do clima seco e quente.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.