O crescimento do número de casos do novo coronavírus em Jataí, registrado nas últimas semanas, tem levado ao município um cenário crítico na saúde. Em entrevista a TV Sudoeste, o secretário de Saúde, Amilton Fernandes Prado, declarou que Jataí chegou ao limite em estrutura física, equipamentos e profissionais da saúde.
“Não adianta realizar decreto com restrições e aconselhamentos, se os cidadãos não estiverem dispostos a entender a necessidade do momento”, declarou o titular da pasta.
Segundo levantamento divulgado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), em todo o Estado, 97,73% das vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), destinadas aos pacientes com a doença no Sistema Único de Saúde (SUS), estão ocupadas.
Em Jataí, conforme Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírus, 83 pacientes estão internados suspeitos ou confirmados de Covid-19, destes, 33 pacientes estão internados na enfermaria SUS, 34 pacientes na UTI SUS, 15 pacientes na enfermaria particular e 01 paciente na UTI conveniada ao SUS.
Do total de internados, 15 residem em outros municípios, sendo que 12 estão ocupando leitos de UTI e 03 ocupam leitos de enfermaria. A taxa de ocupação de leitos exclusivos para COVID-19 no município hoje é: UTI SUS (100,0%), enfermaria SUS (89,2%), UTI conveniada ao SUS (100,0%) e enfermaria privada (88,2%).
Vacinação
Em relação a distribuição das doses das vacinas em Jataí, o município recebeu até o momento o quantitativo de 5.000 doses destinadas para a aplicação da primeira dose e ainda 2.030 doses da vacina Coronavac para completar o esquema vacinal dos que já receberam a primeira dose (aplicação da 2ª dose).
O município recebeu dois tipos de imunobiológicos a vacina Coronavac, e a Astrazeneca/Oxford, em ambas as vacinas para obter a resposta imune esperada, para a prevenção da Covid-19, é necessário realizar esquema vacinal completo com duas doses. Sendo que, para a vacina Coronavac o esquema vacinal deve ser completado após 28 dias da primeira aplicação, e a vacina Astrazeneca/Oxford após 3 (três) meses.
Por Paula França
Foto Capa: Divulgação/TV Sudoeste
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br