Cidades Jataí Notícias Saúde e Bem Estar Top Geral

Coronavírus: Secretário de Saúde e Médicos Infectologistas concedem entrevista coletiva

Foto: Vânia Santana / Portal PaNoRaMa
Entrevista coletiva teve o objetivo de esclarecer a comunidade...

Na manhã desta terça-feira, dia 19 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Jataí realizou entrevista coletiva para esclarecer a população sobre a situação atual da pandemia de coronavírus na cidade. Até o momento o município contabiliza 37 casos confirmados da doença. 

Com a participação dos médicos infectologistas Hélio Ranes de Menezes Filho e Regyane Ferreira Guimarães Dias, a coletiva de imprensa teve como foco principal os esclarecimentos sobre o primeiro óbito por Covid-19 em Jataí, ocorrido no dia 18 de maio. 

O Secretário Municipal de Saúde, médico Luiz Carlos Bandeira, informou que o referido paciente apresentava diversas comorbidades. Essas doenças preexistentes favorecem sobremaneira a piora de indivíduos infectados pela Covid-19 e podem contribuir para desfechos que envolvem a necessidade de cuidados intensivos e até os óbitos. 

A médica Regyane Ferreira Guimarães Dias esclareceu que o paciente foi contaminado durante tratamento em ambiente hospitalar em Goiânia e que não há dúvidas de que o óbito é decorrente da infecção pelo SARS-CoV-2. A infectologista informou que, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, todos os cuidados foram tomados para certificar a causa do óbito como decorrência da Covid-19. “O paciente apresentava síndrome respiratória aguda, com comprometimento grave do pulmão e testou positivo em todos os testes rápidos realizados. Inclusive repetimos os testes antes de emitir o atestado sobre a causa morte”, afirmou. 

Questionada sobre o uso da hidroxicloroquina, a infectologista informou que o medicamento tem sido utilizado com prescrição médica e aceite por parte do paciente, que assina termo de ciência sobre os riscos do uso do medicamento. Ainda não há nenhum tipo de estudo que comprove a eficácia do medicamento no tratamento da Covid-19, no entanto o mesmo tem sido testado com essa finalidade. 

AO VIVO: Secretaria Mun. da Saúde realiza coletiva de imprensa sobre Covid-19 em Jataí

Por Estael Lima
Foto capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Estael Lima

Historiadora de formação e apaixonada por comunicação, música e arte.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by