Secretária Municipal de Educação presta esclarecimentos sobre seu trabalho realizado na cidade

Secretária Municipal de Educação presta esclarecimentos sobre seu trabalho realizado na cidade

Aconteceu nesta terça feira (17) uma reunião entre a Secretária Municipal de Educação Izildinha Divina Borba Carvalho e a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Jataí. O objetivo do encontro foi discutir algumas questões levantadas pelo Conselho Municipal de Educação.

Em relação aos questionamentos levantados sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), está o calendário escolar da Escola Rural Professor Chiquinho, que funciona de segunda a quinta feira, além da vacinação dos trabalhadores da educação contra a gripe provocada pelo vírus H1N1, o remanejamento de turmas no Centro Municipal de Educação Infantil Abelhinha e a ausência de um fórum municipal para acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ação do MP quer garantir vagas em creche de Jataí

A secretária da educação respondeu na reunião que, sobre o fato do calendário da escola rural, no início deste ano, em reunião com o Conselho, a presidente do órgão, Cleiva Maria Lemos de Freitas Oliveira, foi informada sobre tal mudança. Além disso, a legislação afirma que os alunos do ensino fundamental devem ter 200 dias letivos ou 800 horas de aula por ano. Por conta de problemas com transporte escolar, a Secretaria Municipal de Educação decidiu pelo funcionamento da escola de segunda a quinta feira, ministrando 800 horas de aula por ano. Tal calendário, de acordo com Izildinha, foi aprovado em dezembro do último ano.

Em relação à vacinação dos trabalhadores da educação contra a gripe H1N1, a secretária informou que solicitou à Secretaria de Saúde doses da vacina para todos os servidores da SME, que serão enviadas após a imunização do grupo de risco.

Sobre a criação de um Fórum Municipal de Acompanhamento do PME, Izildinha ressaltou que nos dias 19 e 20 de maio, representantes do Ministério da Educação irão se reunir no auditório da Secretaria de Educação para elucidar questões referentes a este fórum.

Por fim, a secretária afirmou que não houve diminuição no número de vagas nas escolas e sim um remanejamento de turmas. De acordo com ela, até 2015 havia 17 turmas no CMEI Abelhinha e, com o remanejamento para o Estado, o Caic (Escola João Justino) ficou com vagas sobrando. Dessa forma, esta passaria a ter os alunos da Escola Sebastião Herculano, que tinha 194 alunos e ficaria com a educação infantil, recebendo, portanto, os alunos do Caic e do Abelhinha. Neste, quatro salas foram disponibilizadas para maternal I e berçário II.

Rosana de Carvalho
Foto: CMJ
Jornalismo Portal Panorama

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.