Saúde Municipal de Jataí realiza segunda oficina prática do “Programa AcolheSUS”

Notícias Top Geral

Durante os dias 11, 12 de setembro ocorrerá a 2ª Oficina Prática do Projeto AcolheSUS. A oficina vai contemplar quatro Unidades Básicas de Saúde: Colmeia Park, Vila Olavo, Vila Brasília e Avenida Goiás, também o Hospital das Clinicas Dr. Serafim de Carvalho, com a realização de oficinas sobre acolhimento, ambiência e ética no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população.

O Projeto AcolheSUS tem por objetivo geral qualificar o acesso e as práticas de cuidados por meio da implantação/implementação da diretriz “acolhimento da PNH” nos serviços de saúde.

São objetivos específicos do AcolheSUS:

  • Qualificar os profissionais de saúde e gestores para a implementação do Projeto no nível local e regional, articulando processos de educação permanente nas diferentes temáticas, permeados pelas diretrizes da PNH;
  • Apoiar os profissionais de saúde e gestores na implementação do Acolhimento com Classificação/Avaliação de Risco e Vulnerabilidades, potencializando o acesso e garantia dos direitos dos usuários;
  • Apoiar os profissionais de saúde e gestores na implementação de projetos cogeridos de Ambiência, considerando as necessidades dos usuários, trabalhadores e gestores, nas portas de entrada do SUS conforme as pactuações locais;
  • Ofertar tecnologias e dispositivos que qualificam a atenção à saúde, gestão e a organização do cuidado em RAS.

O ACOLHESUS é um projeto prioritário da Coordenação Geral da Politica Nacional de Humanização (CGPNH) que visa, em geral, a qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS com base na Política Nacional de Humanização e foi instituído como estratégia para a criação de laboratórios de experimentação das diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), visando à qualificação do modelo de gestão e atenção dos serviços e melhoria ao acesso do usuário com qualidade e resolutividade.

O Projeto AcolheSUS trabalha com as diretrizes: Acolhimento, Ambiência, Gestão e Organização do Cuidado e Qualificação Profissional, promovendo através do método da Política Nacional de Humanização, movimentos de intervenção capazes de modificar os modos de produção de saúde nos territórios, trazendo em si os objetivos almejados com a humanização no cuidado em saúde, configurando a base para orientar planejamento de ações estratégicas, a partir de um plano de trabalho com acompanhamento de indicadores de Atenção à Saúde junto ao monitoramento e avaliação.

Agenda de Eventos do Projeto Acolhesus em Jataí:

Terça-feira, 11/9/2018:

  • 08:00h – Roda de Conversa na UBS Vila Brasília.
  • 10:00h – Roda de Conversa na UBS da Avenida Goiás.
  • 13:30h – Oficina sobre Acolhimento, Ambiência e Ética. A oficina ocorrerá no auditório do Hospital das Clínicas e terá como focos o atendimento no Hospital das Clínicas e na UPA.

Quarta-feira, 12/9/2018:

  • 08:00h – Roda de conversa na UBS da Vila Olavo.
  • 10:00h – Roda de Conversa na UBS do Colméia Park.
  • 13:30h – Oficina sobre Acolhimento, Ambiência e Ética. A oficina ocorrerá no auditório do Hospital das Clínicas e terá como focos o atendimento no Hospital das Clínicas e na UPA.
  • 19:00h – Reunião de Encerramento no ConectaSus, na sede da Secretária Municipal de Saúde, evento com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr Paulino Alves dos Santos Filho.

Fonte / Foto: COMUNICAÇÃO/PMJ
Jornalismo Portal Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.