19 de setembro de 2024
Cidade com maior número de casos é Campos Belos: foram 1.130 registrados de junho até agosto.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que investiga, acompanha e realiza ações de controle ao surto de doença diarreica aguda (DDA) em 12 cidades goianas. A ação, divulgada pela pasta nesta quarta-feira (7), ocorre em parceria com a Saneago, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e municípios.

Segundo a SES, o município com maior número de casos é Campos Belos: foram 1.130 registrados de junho até agosto. Além da cidade, os registros também começaram em Cavalcante e Monte Alegre. Outros municípios com surtos ativos são: Minaçu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Diorama, Palmeiras de Goiás, Cachoeira Alta e Goiatuba.

Ao todo, são 2.363 nos 12 municípios. A SES acredita que o número possa aumentar entre agosto e setembro, mas já mobiliza equipes para investigar possíveis agentes causadores da doença, monitorar a situação e implementar medidas de controle.

Conforme a pasta, a presença da bactéria Escherichia coli foi confirmada em amostras de água, o que sugere que essa possa ser uma das causas do aumento de casos. Outras hipóteses, todavia, são investigadas, como, por exemplo, o rotavírus.

Entre as ações, o governo do Estado tem atuado no fechamento de poços irregulares em terrenos particulares e notificado os proprietários para regularização. Apenas em Campos Belos, cinco foram fechados. Outras fontes de água, como rios próximos e fontes de contaminação desses poços, como lixões e empresas que utilizam produtos químicos, são verificadas.

Prevenção da DDA

Para prevenir a DDA, é fundamental adotar algumas medidas simples, como:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro;
  • Consumir água tratada e alimentos bem cozidos;
  • Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos;
  • Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.

A DDA é uma doença que pode ser prevenida e controlada com medidas simples de higiene e saneamento básico. A colaboração entre a população e as autoridades de saúde é fundamental para garantir a saúde de todos.

Fonte: Mais Goiás
Foto: Marcelo Camargo
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?