O Ministério da Saúde, informou, em nota técnica emitida na última sexta-feira (28), que está antecipando a vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores de educação. Após essa etapa, está autorizado pela pasta a imunização da população em geral com idades entre 18 a 59 anos em ordem decrescente. O Ministério começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
A pasta orienta que no caso dos trabalhadores da educação, que a ordem de prioridade a seguir seja:
- creches;
- pré-escolas;
- ensino fundamental;
- ensino médio;
- profissionalizantes;
- Educação de Jovens e Adultos;
- ensino superior.
Segundo o texto “A justificativa para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais. Estes impactos seguramente estão sendo mais importantes justamente nos grupos sociais menos favorecidos e que tem por exemplo dificuldade ou mesmo inviabilidade para uma adesão ao ensino a distância”.
A nota ressalta ainda que “As creches e escolas contribuem não apenas para a educação, mas também para a segurança alimentar das crianças, cumprindo ainda outras atribuições sociais importantes”.
De acordo com o texto só após a finalização dos grupos: pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade; e trabalhadores da educação, será dado seguimento a vacinação dos demais trabalhadores dos serviços essenciais, conforme descrito no PNO. Porém de maneira concomitante, será iniciada a vacinação da população geral (18 a 59 anos), de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, até o atendimento total da população brasileira acima de 18 anos.
Por Mayara Ferreira
Foto Capa: Foto: Tony Winston/ MS
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br