A Companhia de Saneamento Básico de Goiás (Saneago) emitiu um alerta à população sobre os cuidados em relação ao consumo de água para redução do desperdício. O comunicado ocorre em meio a uma das maiores estiagens enfrentadas pelo estado nos últimos anos, isso porque, de acordo com a empresa, grande parte das cidades goianas está sem chuvas há mais de 150 dias. Goiânia, por exemplo, está em terceiro na lista das capitais com mais dias sem chuva em todo o Brasil segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre as orientações está a redução do tempo no banho. Isso porque o consumo em momentos como este costuma ser maior do que o necessário. Além disso, a companhia orienta que as pessoas desliguem o chuveiro ao se ensaboarem e a desativaram a torneira na hora de escovar os dentes.
A Saneago também alertou sobre o gasto no momento da lavagem de roupas. Segundo o comunicado, as pessoas devem acumular o máximo possível de roupas para usar a máquina de lavar. A água restante ainda deve ser reaproveitada para outras atividades dentro de casa. Nesse caso, a empresa também orienta que moradores usem vassouras para limpar as áreas externas ao invés de mangueira.
Chuva em Goiânia só em outubro
Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) a capital não terá chuva pelos próximos dias de setembro. De acordo com a previsão do órgão, a tendência é que até o fim da primeira quinzena de outubro alguns chuviscos sejam registrados na região Centro-Sul do estado, incluindo a capital.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Pn7