temperaturas altíssimas foram o que prevaleceu nesta semana. Alguns termômetros espalhados pela cidade chegaram a marcar próximos aos 40ºC e até mesmo em algumas horas dos dias, acima deste valor.
Para entender melhor esta situação, nossa equipe conversou com o professor de Agrometeorologia da UFG, Hildeu Assunção.
Para entender melhor esta situação, nossa equipe conversou com o professor de Agrometeorologia da UFG, Hildeu Assunção.

O mês de outubro, por ser uma época de transição entre a primavera e o verão costuma ser quente. Mas o que vem acontecendo nos últimos dias surpreende a todos pela intensidade do calor, pela falta de chuva e pela baixa umidade. Em vários locais foram registradas temperaturas recordes acima de 40ºC. O estado de Mato Grosso do Sul é um dos mais impressionantes, pois registrou desde o início desta semana, temperaturas acima de 40ºC em grandes áreas, que ficam entre as 10 mais elevadas oficialmente observadas no Brasil.

Em Jataí, as condições também não foram diferentes. Pouca umidade, nada de chuva e temperaturas altíssimas foram o que prevaleceu nesta semana. Alguns termômetros espalhados pela cidade chegaram a marcar próximos aos 40ºC e até mesmo em algumas horas dos dias, acima deste valor.

Para entender melhor esta situação, nossa equipe conversou com o professor de Agrometeorologia da UFG, Hildeu Assunção que explicou que essas condições climáticas vivenciadas nesta semana são decorrentes de pequenas nebulosidades formadas pela entrada das primeiras frentes frias que umedeceram o solo e agora estão evaporando, funcionando como bolhas e se comportando como um espelho, por meio da qual a radiação solar entra na superfície, entretanto fica retida aqui, aquecendo o ambiente. Hildeu afirma que as temperaturas ainda tendem a subir até no sábado e somente no domingo começam a se normalizar, sendo que as chuvas retornarão aproximadamente a partir do dia 21 ou 22, ou seja, próxima semana, podendo ser acompanhadas de granizos, trovoadas e tempestades.

No site do Clima Tempo também é possível observar que os valores da temperatura ainda serão altos por alguns dias e a probabilidade de chuva até a segunda quinzena de outubro não é nada positiva.

Ou seja, ainda teremos muito calor pela frente e apesar desta chuva de quinta-feira (16), muito bem vinda felizmente, as temperaturas tendem a permanecer extremamente altas, por isso, evite sair de casa durantes as horas mais quentes, proteja-se usando bonés ou chapéus, não se esqueça de passar filtro solar e economize água sempre que possível.

  • Em Jataí a umidade relativa do ar poderá alcançar os seus 12%. Nesta sexta-feira, 17, o sol será intenso acompanhado de algumas nuvens. A temperatura máxima é de 39º e a mínima de 21º.
  • No sábado, 18, também haverá o predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens, a máxima será de 38º e a mínima de 21º. A umidade relativa do ar varia entre 26% e 12%
  • No domingo não será diferente, o sol predominará em todo o Estado devido a massa de ar seco e quente. A umidade relativa do ar continuará com valores críticos e os menores valores ficarão em torno de 12% à tarde. A temperatura máxima será de 38º e a mínima de 22º.

Rosana de Carvalho, Nayara Borges / Foto:Alex Alves – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE