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Um buraco ou uma ralada na guia. As causas mais comuns de danos nas rodas são velhas conhecidas. Entretanto, a dúvida ainda permanece: é possível reparar rodas de liga leve? A resposta é: depende do dano. Conversamos com especialistas para saber quais são esses tipos de defeitos que podem ser consertados. E também respondemos se é mais fácil mexer nas rodas de aço.
“Você não pode reparar em casos de danos na parte que fixa os parafusos, tambor de rodas, raios e entre as duas bordas. Não é verdade que você não pode mexer na roda, mas têm tolerâncias de medidas”, explica Marcelo Ciasca, diretor da empresa AWRS (Alloy Wheel Repair Specialists).
“O problema é se tiver um empenamento da roda, situação que é apontada quando você coloca a roda de pé e ela inclina no eixo. É um tipo de dano que pode ter sido gerado caso a roda bata em uma guia a velocidades maiores. Possivelmente, isso criou um problema no cubo dela. Às vezes, chegam rodas pouco danificadas esteticamente, mas que estão empenadas”, completa.
O cuidado deve ser extremo. “É possível reparar rodas de liga leve em casos de danos superficiais que, normalmente, são causados no aro externo. Estes casos são aqueles chamados de “raladinhas na guia”. Há diferentes técnicas de reparo, que vão desde um simples lixamento com pintura e reparos mais complexos com solda, quando há profundidade na parte danificada e os procedimentos e materiais usados no conserto estejam de acordo com os padrões estabelecidos pelos fabricantes das rodas”, reforça o professor Jairo de Lima Souza.
“Para cuidar de trincas pequenas, a gente faz a verificação visual. Se ela não tem amassado, é um indício que não há o problema. A gente não investiga que pode ter um problema de fundição, aí você precisaria ter raio X. Quando tem um amassado mais forte medimos a altura dele. Tem uma relação da norma que diz que se a altura do amassado for maior do que a largura, a roda tem que ser descartada”, afirma Marcelo.
Há uma época em que a busca pelo reparo de rodas é maior. “A demanda é algo estável, mas tem uma maior demanda em época de chuvas, porque os buracos nas ruas aumentam e a chance de danos sobe”, conta Antonio Fiola.
Reparar roda de ferro é mais simples
Rodas de liga leve não formam a totalidade do mercado, até hoje carros de entrada costumam vir com rodas de ferro. Uma boa notícia para quem deseja reparar equipamentos desse tipo é que é mais fácil fazê-lo.
“As rodas de aço são mais fáceis de reparar por conta das características de maleabilidade e soldabilidade do material. Dependendo da natureza do dano causado a uma roda de aço, pode-se optar pelo reparo, desde que sejam obedecidas as recomendações do fabricante. Em qualquer tipo de reparo é imprescindível obedecer aos limites de temperatura e demais parâmetros de reparo, para evitar o comprometimento estrutural e de resistência da roda”, ensina o professor Jairo.
Por Julio Cabral
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