Não são necessários dispositivos para resolver o problema do ponto cego (Foto: Montagem AutoPapo)

Alguns acidentes de trânsito ocorrem pela falta de visibilidade nos retrovisores, chamadas ponto cego. Aprenda como amenizar esse problema...

Entre as maravilhas da eletrônica nos automóveis mais modernos e sofisticados, existe um dispositivo chamado ponto cego do retrovisor.

Trata-se de um alarme que faz piscar, nos retrovisores, uma luz que acusa a presença de automóveis vindo na lateral, na faixa à esquerda (ou à direita) para alertar o motorista de sua presença não visível pelos retrovisores. E evitar manobra perigosa.

Se o carro não tem esse dispositivo, uma boa solução é recorrer ao “ponto cego de pobre”: regular os retrovisores externos de tal maneira a minimizar a possibilidade do ponto cego. A dica é posicioná-los de modo a não aparecer quase nada (ou nada) da carroceria do próprio automóvel, aumentando seu ângulo ao máximo.

A ideia é que, quanto mais abertos estiverem, maior o campo de visão do motorista nas laterais e menor a chance deo motorista não perceber um carro que venha um pouco atrás, na lateral.

Por Boris Feldman
Foto Capa: Montagem AutoPapo
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE