Retrospectiva 2014 site PaNoRaMa

Notícias Top Geral

Faltando apenas algumas horas para o fim de 2014, paramos para pensar sobre tudo o que ocorreu durante estes 365 dias. É tempo de refletir sobre tudo o que fizemos e sobre tudo o que foi mais marcante para todos. Notícias boas e outras nem tanto infelizmente, mas todas noticiadas por nosso site para deixar você informado.

Por isso, fizemos uma seleção das notícias mais impactantes que foram divulgadas pelo Panorama durante o ano de 2014. Confira abaixo:

Política

Em janeiro, a Câmara dos Vereadores aprovou um projeto, de autoria do vereador Thiago Maggioni (PSDB) e ex-vereador Gênio Eurípedes (PSDB), que consistia em multa de R$ 250 para a pessoa que jogar lixo nas ruas. Foi inspirado na medida adotada na cidade do Rio de Janeiro.

No mês de setembro, uma grande polêmica surgiu: mudança no nome da Av. Rio Verde. A notícia desta mudança gerou muita confusão para a população jataiense e muitas opiniões, tanto favoráveis, quanto contras. Tudo começou em março, quando o vereador Marco Antônio propôs um projeto de lei complementar, versando sobre a alteração dos nomes de logradouros públicos já existentes e no mês de abril esta lei foi aprovada por unanimidade dos vereadores. O novo nome escolhido foi em homenagem a Veriano de Oliveira Lima.

Já em outubro, uma surpresa: Jataí não conseguiu eleger nenhum deputado estadual nas eleições. Em nosso município eram oito candidatos concorrendo o cargo, sendo eles: Victor Priori (PSDB), Francisco Gedda (PTN), Mauro Bento Filho (PHS), Cristiano Castro (PRB), Marco Antonio do Quartel (PDT), Eroni Toledo (PT) e Jesus Mallaveo (PSL). Destes, o mais votado foi o candidato do PSDB, Victor Priori, com 26.567 votos.

Voltando à Câmara dos Vereadores, ainda no mês de outubro, o vereador Gênio Eurípedes teve seu mandato cassado pelo TRE. O fato ocorreu devido a problemas de infidelidade partidária, já que quando foi eleito fazia parte do PMDB, porém, durante o mandato mudou para o PSDB. Quem ocupou sua vaga foi o suplente Carlos Miranda. Entretanto, Gênio ainda poderá recorrer desta decisão.

Outro fato semelhante a este ocorreu em novembro. O vereador Geovaci Peres perdeu o mandato e teve seus direitos políticos cassados pelo prazo de cinco anos. Esta condenação deu-se por conta de improbidade administrativa e prejuízo ao erário praticada por Geovaci, que utilizou procuradores municipais para a sua defesa pessoal de gestor público, editando inclusive, uma portaria para validar o ato.

Esporte

No mês de janeiro, o lateral esquerdo Matheus Muller, natural de Jataí, foi destaque no Palmeiras nas disputas do Campeonato Brasileiro Sub-20 e da Copa São Paulo, sendo chamado pelo técnico Alexandre Gallo da seleção brasileira sub-20, para enfrentar a seleção do México. Esta foi a primeira convocação do jogador de 18 anos. Ele é filho de “Teteca”, velho conhecido do esporte jataiense.

UFG

Finalmente o que era sonho, tornou-se realidade. Jataí passou a ter curso de Medicina, oferecido pela UFG no Campus Riachuelo. O primeiro vestibular ocorreu no meio do ano e foram disponibilizadas 30 vagas. E agora serão ofertadas mais 30, no início do ano de 2015. A reforma e ampliação do bloco da UFG para o curso teve um valor de investimentos da Prefeitura de R$ 684.660,09.

Em março, após um acidente que vitimou uma universitária, ocorreu uma grande manifestação e paralisação dos alunos da universidade no Campus Jatobá. Foi organizada pelo Centro Acadêmico do Curso de Direito, buscando melhorias na rodovia quanto ao retorno no viaduto da BR364, falta de iluminação e de fiscalização eletrônica de velocidade e vegetação invadindo a pista, além de melhorias no transporte público.

Energia

No mês de fevereiro, Jataí teve um apagão no fornecimento de energia elétrica de 10 horas que atingiu 70% da cidade. Começou um pouco depois da meia noite da madrugada do dia cinco de fevereiro, quando um cabo na subestação foi rompido. Por falta de equipe técnica local, tiveram que deslocar outra de Goiânia. Devido à complexidade do problema, o fornecimento ficou paralisado por 10 horas, gerando inúmeros transtornos.

Caso Suzeli

Infelizmente perdemos uma grande pessoa que inspirou a muitos por sua história e toda sua batalha contra o câncer. A bombeira Suzeli foi diagnosticada com leucemia do tipo LLA e precisava com urgência de um doador de medula óssea. Apesar de toda ajuda da sociedade, que se comprometeu em diversas campanhas realizadas com o cadastro de doadores de medula óssea, infelizmente veio a falecer, deixando muita tristeza para todos, mas também a lembrança de uma verdadeira guerreira.

Polícia

Em abril, após uma tentativa de assalto que fracassou por conta do patrulhamento da polícia que percebeu a movimentação estranha no Disk Cerveja Altas Horas, o assaltante, Alex Stalone Silva Nascimento, de posse de um revólver calibre 38, reagiu à voz de prisão feita pelos policiais Sgt. Nunes e do Cabo Da silva, e efetuo um disparo contra a viatura, além disso, ainda fez o funcionário do local, Clodoaldo Fernandes, como refém. Após negociação que durou mais de 3 horas, envolvendo a Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal, o bandido se rendeu e liberou o refém.

Em abril, após o desaparecimento em Jataí de Tatylla Cristina Marçal, seu corpo foi encontrado em uma pedreira em Aparecida de Goiânia. A jovem havia desaparecido no domingo (13) e foi encontrada, já em estado avançado de decomposição apenas no sábado (19). No dia do desaparecimento, Tatylla havia saído da igreja e câmeras de monitoramento registraram a passagem de um carro em uma rua de Jataí que seria dela, um Hyundai ix35 de cor prata, seguido de uma camionete, que de acordo com a Polícia Civil, pertencia ao seu namorado, Fabiano Falqueto, dono de uma rede de academias na cidade e que prestou depoimento. As investigações até este momento não apontavam os motivos do crime, nem os autores do homicídio. Entretanto, confirmou-se, após depoimento de uma pessoa envolvida diretamente na ação dos fatos, que o próprio namorado era o mandante do crime e foi dessa forma preso, assim como os demais participantes identificados e posteriormente detidos.

Bombeiros

Em maio, um avião com problemas técnicos, precisou realizar um pouso de emergência no aeroporto de Jataí. O piloto, com muita destreza e profissionalismo, conseguiu pousar a aeronave de “barriga”, já que o trem de pouso não estava funcionando. Os bombeiros deram suporte, preparando a pista com uma camada de espuma para evitar um possível incêndio, o que não ocorreu.

Projeto Panorama Slim

Nosso site criou um projeto de emagrecimento de forma saudável, por meio de reeducação alimentar e da prática de exercícios físicos, acompanhados de um personal trainer e nutricionista. Seguimos durante 30 dias a rotina diária de alimentação, consultas e exercícios físicos da nossa primeira participante, a fotógrafa do site Panorama Vânia Santana. Produzimos conteúdos exclusivos com matérias e dicas para quem quer perder peso de forma saudável e aliada à saúde. No final do projeto, Vânia perdeu um total de 13 quilos.

Falecimentos

Infelizmente perdemos grandes pessoas neste ano. Além de Suzeli, já citada anteriormente, ocorreu em fevereiro o falecimento do juiz aposentado Dr. João César Guaspari Papapelo, que atuou por vários anos na Comarca de Jataí e foi homenageado em 2008 pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

No mesmo mês também choramos com o falecimento do ex-professor, vereador e escritor Eudes Assis Carvalho, o Tio Eudes. Pessoa muito conhecida e adorada por todos, ficou muito conhecido principalmente pelas campanhas educativas contra o aborto, distribuindo materiais e escrevendo mensagens em muros e placas.

Perdemos também o Padre Chico em junho, muito querido por todos. Ajudou na construção da Paróquia São Sebastião aqui em Jataí e contribuiu de forma bastante efetiva realizando trabalhos sociais.

A todos estes, nossas sinceras homenagens.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.