
Foto: Internet
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) e em 2020 disponibiliza 237.128 vagas em 128 instituições públicas de todo o país. O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus.
As vagas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. A Universidade Federal de Jataí (UFJ), que se encontra em processo de implantação, segue os editais da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2020
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Trata-se da menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Assim, apenas o resultado assegura ao candidato seu acesso ou não à vaga.
Após a divulgação da chamada regular, nesta terça-feira, dia 28 de janeiro, os selecionados terão prazos para se matricularem nas instituições escolhidas. Nos casos da UFJ e da UFG os aprovados terão os dias 29, 30 e 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro para confirmarem a vaga. Aqueles que não forem selecionados nessa etapa deverão se inscrever para participar da lista de espera.
Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser acompanhadas no site do Sisu – https://sisu.mec.gov.br/, e para as universidades federais goianas as particularidades dos editais podem ser conferidas em https://sisu.ufg.br/.
Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br