O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, empossou 25 reitores e reitoras de universidades e institutos federais, na quarta-feira, 24 de abril, em Brasília, entre eles o reitor da Universidade Federal de Jataí, Christiano Peres Coelho.
No âmbito das universidades federais, foram empossados 15 reitores. Entre eles estão os demais reitores das universidades supernovas: as professoras Roselma Lucchese, da Universidade de Catalão (UFCAT) e Analy Castilho Polizel de Souza, da Universidade de Rondonópolis (UFR) e os professores João Paulo Sales Macedo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Airon Aparecido Silva de Melo, Universidade do Agreste de Pernambuco (Ufape) e Airton Sieben, da Universidade do Norte do Tocantins (UFNT).
Além das universidades federais, para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram empossados 10 reitores, entre eles o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro.
O momento simbólico para as reitoras e reitores eleitos democraticamente por suas comunidades acadêmicas foi prestigiado pela vice-reitora da UFJ, professora Alana Flávia Romani, pelas pró-reitoras Maria José Rodrigues (PRPG), Núbia de Souza Lobato (PRPI), Eva de Oliveira (Prae), pelo ex-diretor da então Regional Jataí da UFJ e atual Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Proplan, professor Alessandro Martins, e pela diretora da Secretaria de Órgãos Colegiados, secretária executiva Marinalva Teixeira. As reitoras Angelita Pereira Lima, da UFG, e Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, do IFG também estiveram presentes.
Christiano Peres Coelho e Alana Flávia Romani foram eleitos para a gestão 2024-2028 através da primeira consulta para os cargos de reitor e vice-reitora da UFJ, no mês de setembro de 2023, e foram nomeados pelo presidente da República em 31 de janeiro de 2024.
Fonte: UFJ
Foto: Andifes
Jornalismo Portal Pn7